Silagem, projeção e fixação do perfume: conheça termos importantes na perfumaria!

Silagem, projeção e fixação do perfume: conheça termos importantes na perfumaria!
Publicado em: Perfumaria

Silagem, projeção e fixação: esses são termos essenciais quando o assunto é perfume e que podem ajudar você a escolher a melhor opção. Afinal, dizem respeito ao quanto uma fragrância vai ser duradoura na sua pele e vai oferecer o efeito desejado.

Conhecer essas curiosidades sobre um perfume é um ponto importante para quem busca a combinação olfativa ideal. Assim, é possível identificar os produtos que mais atendem às suas expectativas no dia a dia e que, principalmente, combinam com a sua personalidade.

Neste artigo, descubra o que é silagem, projeção e fixação de perfume e saiba como usá-los ao seu favor!

O que é silagem do perfume?

Vinda do termo em francês “silage”, a silagem é o nome dado ao rastro de cheiro que você deixa ao passar em um ambiente. Isso está diretamente relacionado à presença quando entra e sai de um lugar. Afinal, quem é que não teve a experiência de achar uma pessoa muito cheirosa ao passar por ela?

Uma curiosidade é que “silagem” é um termo utilizado para falar do rastro que um barco deixa na água depois de passar. No universo da perfumaria, esse conceito se expande para o campo olfativo. 

O que é fixação de perfume?

A fixação é mais um termo que você vai gostar de aprender, pois fala sobre a duração do perfume na pele a cada aplicação. Sendo assim, está relacionada ao tempo em que a fragrância se mantém com intensidade. 

No geral, é a composição do perfume que vai definir a fixação. Afinal, esse conceito está totalmente relacionado à quantidade e qualidade de ingredientes, como a concentração dos óleos essenciais e ativos.

É importante que você saiba que não existe um fator ou ingrediente fixador. No geral, existem diferentes condições e fatores que podem influenciar na fixação do perfume. Saiba mais sobre cada uma delas!

Condições ambientais

Vale a pena destacar que as condições ambientais vão influenciar na fixação de um perfume. A chuva, calor e demais influências do clima, por exemplo, afetam a duração do cheiro, pois aceleram ou diminuem a aderência à pele, tal como a concentração dos ativos.

Conservação do perfume

A forma de guardar o perfume em casa também influencia na fixação do produto. Isso porque a umidade, a luz e a ventilação podem interferir na conservação dos ativos essenciais da fragrância. O ideal é que seja guardado num ambiente seco e longe de variação de luz e umidade. 

Tipo de pele

O tipo de pele, por exemplo, é mais um fator que pode favorecer a aderência da fragrância ou dificultá-la. Quem tem maior tendência à oleosidade, por exemplo, conta com mais óleos na superfície da pele, que retêm o perfume por mais tempo.

Outro ponto é o local da aplicação. Áreas do corpo que não têm tanto contato com o ambiente externo ou roupas também costumam segurar o cheiro do perfume por um tempo maior. Uma ótima dica para quem tem pele seca é aplicar um hidratando sem cheiro antes do perfume para auxiliar na fixação local. 

Tipo de produto

Até mesmo o tipo de produto tem relação com a fixação. Afinal, isso também diz respeito à concentração dos ingredientes que promovem a fragrância. Para saber como usar perfume da melhor maneira e escolher a opção ideal, confira a relação entre a duração da fragrância e o produto:

  • colônia — tem concentrações baixas dos ativos e conta com uma fixação menor;
  • eau de toilette — embora tenha uma duração maior que a colônia, a fixação é de poucas horas;
  • eau de parfum — esse produto tem uma boa fixação, com duração de várias horas;
  • perfume — é a forma com maior concentração dos ativos, que oferece uma fixação de até um dia inteiro de fragrância.

O que é projeção do perfume?

A projeção, por sua vez, é o quanto um perfume exala no momento em que é aplicado. Desse modo, fala sobre o quanto as pessoas em volta conseguem perceber o cheiro na hora em que o produto é borrifado.

A projeção está relacionada ao limite da distância que a fragrância alcança e à intensidade do cheiro. Por isso, dialoga com a experiência de aplicação, principalmente enquanto está experimentando diferentes opções de perfume.

Ao longo do tempo, os ingredientes que promovem a fragrância evaporam. Por isso, a projeção sempre será maior no exato momento em que o produto é borrifado no ambiente e, em alguns minutos, conforme é absorvido pela pele, diminui.

Qual a diferença entre fixação e projeção?

A diferença entre fixação e projeção é, principalmente, sobre o tempo em que é possível sentir o cheiro do perfume. Outra característica que ajuda a distinguir os termos é com relação às pessoas que estão sentindo a fragrância.

Enquanto na fixação, quem sente mais o cheiro é a própria pessoa que está usando o perfume. Por outro lado, na projeção, o objetivo é saber o quanto os indivíduos que estão no ambiente conseguiram sentir a fragrância, principalmente com relação à distância em que estavam quando o produto foi aplicado.

Já a silagem, que também pode ser confundida com a projeção, está relacionada ao movimento. Sendo assim, fala sobre as partículas do perfume que são deixadas no ambiente quando a pessoa que está o usando anda pelo espaço.

Ou seja, existem diferentes termos para saber qual é a distância alcançada e o quão duradouro é o efeito de um tipo de perfume. Por esse motivo, conhecer esses conceitos vai ajudar você a encontrar a melhor opção dentre os produtos disponíveis.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Ao conhecer as diferenças entre silagem, projeção e fixação, você tem de tudo para encontrar o tipo de produto que mais atende às suas expectativas e combina com a sua personalidade. O próximo passo é ir às compras e garantir o perfume ideal para você.

Quer continuar aprendendo mais sobre o universo da perfumaria? Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Carregando...
2522 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado