Como guardar perfume corretamente? Descubra!

Como guardar perfume corretamente? Descubra!
Publicado em: Perfumaria

Guardar um perfume do jeito certo é muito importante para que você consiga preservar a fragrância por mais tempo evitando a oxidação das notas


Já aconteceu de você perceber uma alteração no cheiro daquela fragrância deliciosa que ficou guardada por um tempo? Isso pode acontecer quando não tomamos os devidos cuidados na hora de guardar perfume, já que isso não pode ser feito de qualquer jeito.

Existem algumas recomendações para armazenar as fragrâncias para preservar por mais tempo as suas notas, principalmente as de topo. Guardando do jeito certo, você preserva o seu perfume por evitar a oxidação dele.

Mas qual é o lugar ideal para que os perfumes sejam guardados? Quem responde a essa pergunta é a especialista em perfumaria, Helen Augusto. Ela também conta se o perfume tem validade e explica por que é importante ter esse cuidado na hora de armazenar as fragrâncias. Será que você está fazendo do jeito certo?

Perfume tem validade?

Os cosméticos que utilizamos, como shampoo, condicionador e creme hidratante costumam ter prazo de validade, assim como os alimentos e outros produtos químicos. Com os perfumes a situação não é diferente, mas existe um detalhe que precisa ser ressaltado.

Segundo Helen, o prazo de validade impresso nos perfumes está ali principalmente para atender a legislação, sendo uma determinação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Porém, na perfumaria, uma fragrância não tem necessariamente um prazo de validade, e o seu uso é seguro mesmo depois que o prazo estabelecido expira.

Entretanto, Helen alerta que, dependendo da forma como decidimos guardar o perfume, ele sofre algumas alterações físicas e químicas. Suas propriedades são alteradas e, com isso, o seu cheiro modifica.

De um modo geral, o uso não é arriscado em situações como essas, mas pode ser desagradável. Isso porque a oxidação da fragrância pode fazer com que ela fique com cheiro de ferrugem, por exemplo, na entrada.

Por que é importante guardar o perfume corretamente?

Guardar perfume do jeito certo é muito importante para que ele não sofra alterações em suas propriedades. Como você viu, dependendo do modo como é armazenado, suas características físicas e químicas sofrem mudanças e isso influencia o cheiro e também a durabilidade do perfume.

Todos os tipos de fragrância podem sofrer essas modificações, principalmente quando são expostas à luz, artificial ou natural, e também ao calor e à umidade. Mas a especialista explica que o processo de oxidação é mais intenso nos perfumes e colônias frescas, que pertencem à família dos cítricos.

“Perfumes de limão, laranja e todas as notas cítricas vão ter uma durabilidade menor do que os perfumes de flores, de notas de chá ou de especiarias. Os perfumes amadeirados e os perfumes com notas mais densas podem durar por anos e anos, mas os perfumes cítricos são mais voláteis”, Helen conta.

Quando cometemos erros ao guardar perfume, essa volatilidade das notas cítricas faz com que elas oxidem em um tempo menor. Então, quando vamos usar a fragrância, não temos essas notas de saída ou topo, mas são preservadas as notas de corpo e de fundo, que são mais densas e se mantêm fixadas na pele um tempo maior.

Você pode perder um perfume especial por causa das alterações de cheiro em função do processo de oxidação. Ao contrário, quando guardamos corretamente, conseguimos preservar as notas e, assim, aumentamos também a durabilidade da fragrância. Ela pode se manter, ainda que já tenha passado o prazo de validade.

Onde guardar o perfume?

A especialista não indica um lugar específico para guardar perfume, mas conta o que não devemos fazer na hora de armazenar nossas fragrâncias. Certas situações, como você viu, favorecem o processo de oxidação e comprometem a durabilidade e o cheiro.

Não é recomendado que o perfume seja guardado em qualquer local onde ele terá contato com a luz. Tanto a iluminação artificial quanto a iluminação natural prejudica os perfumes. Por isso, aquele hábito tão comum de manter os frascos na janela do banheiro não é a melhor alternativa.

O mesmo acontece quando mantemos os perfumes sobre cômodas ou penteadeiras, ainda que no quarto, e principalmente próximo de janelas. Mais um motivo para não guardar o perfume no banheiro é alta umidade desse lugar. De acordo com Helen, isso também pode causar alterações físicas e químicas no perfume.

Algumas pessoas também têm o hábito de deixar o perfume dentro do carro ou então carregar na bolsa, mas Helen não recomenda nenhuma das duas práticas. Segundo ela, guardar no carro deixa o perfume muito exposto ao calor e às variações de temperatura, o que acelera o processo de oxidação. Ao manter na bolsa acontece o mesmo. Como ele é transportado a cada hora para um lugar, passa por essas variações e sua durabilidade é comprometida.

Portanto o melhor lugar para guardar perfume é um local em que:

  • Não seja muito úmido, para que ele não tenha contato frequente com a umidade;
  • não tenha variação de temperatura, principalmente se for muito quente;
  • não receba muita luz direta, como perto de janelas – nesse caso, o ideal é não retirar o frasco de dentro da caixa;

Além disso, não é recomendável que ele seja transportado de um lado para o outro. Escolha um local fixo para mantê-lo sempre ali. Para solucionar o problema da necessidade de reaplicar o perfume ao longo do dia, Helen recomenda manter um frasco no trabalho e outro em casa. Assim, ambos estarão bem armazenados e protegidos.

Como guardar um perfume corretamente?

Muita gente gosta de usar o perfume como decoração por causa do design do frasco e até mesmo a tonalidade do próprio líquido, mas segundo Helen o ideal é que ele seja mantido dentro da sua caixa original.

“A caixa original já muda muito, sendo um dos motivos pelos quais o perfume vai ter uma duração maior. Isso porque você vai proteger o perfume e, muitas vezes, demora para o calor e a luz afetá-lo”, ela esclarece.

Também é importante que ele seja mantido fechado para evitar a evaporação. Embora isso aconteça de uma forma lenta, com o passar do tempo vai ocorrer. Essa prática ainda evita os vazamentos, caso o frasco permaneça na posição horizontal.

De toda forma, Helen recomenda manter os perfumes sempre na vertical, justamente para que não haja o risco de vazar. Mas não é só isso porque quando o perfume fica deitado também pode acontecer a oxidação da válvula por causa do contato direto com o líquido, em especial aquelas metálicas.

Outro motivo para você guardar perfume sempre na vertical é a área de contato com o ar. Conforme usamos o produto e o seu volume baixa, uma quantidade maior de ar permanece dentro do frasco. Se ele ficar na horizontal, a área de contato será maior, o que também favorece o processo de oxidação.

Você não precisa guardar perfume em um lugar escondido. Ele pode fazer parte da decoração do seu quarto ou do closet. Basta manter em sua embalagem original e afastado das lâmpadas. Mas procure evitar o banheiro por causa da umidade. Assim conseguirá preservar por muito mais tempo a fragrância original.

Você também tem paixão por perfumes? Então, entre em contato com a Granado e descubra onde adquirir fragrâncias deliciosas que combinam com seu estilo e personalidade.

 

Carregando...
5997 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Helen Augusto
Helen Augusto

Sempre se sentiu atraída pelo fascinante mundo das fragrâncias. Após ter trabalhado na Givaudan durante mais de 20 anos, ela se mantém conectada com a perfumaria, com os consumidores e a indústria pelo seu canal do YouTube e Instagram, nos quais compartilha seu conhecimento e entusiasmo pelos perfumes. Também tem uma sólida abordagem técnica e conceitual, mas adora contar histórias, falando sobre os seus encontros com diferentes ingredientes, perfumes e perfumistas. É também autora e tradutora de artigos para o Fragrantica em língua portuguesa, a maior revista digital de fragrâncias no mundo.

Posts relacionados
Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado