Descubra como usar perfume do jeito certo e mais duradouro

Descubra como usar perfume do jeito certo e mais duradouro
Publicado em: Perfumaria

Diferentemente de outros produtos, o perfume não vem com um manual de instruções. Por isso, nem sempre é fácil identificar a melhor forma de fazer com que ele dure mais no corpo. Ao mesmo tempo, por não saber exatamente como usar perfume, pode ser frustrante aplicar seu cheiro favorito e sentir que ele desapareceu em algumas horas, certo?

Se esse é o seu caso, não se preocupe: existem dicas simples capazes de otimizar o tempo de permanência do produto, seja eau de toilette ou eau de perfum. Assim, você poderá levar sua marca onde quer que vá, sem precisar reaplicar tanto ao longo do dia. Veja só!

O que eu não posso fazer ao usar perfume?

Aplicar perfume é simples. Basta borrifá-lo no corpo, esfregá-lo e sair, certo? Bem, não exatamente. Existem algumas regrinhas que, quando são seguidas, otimizam o tempo de duração do cheiro. Saiba quais são elas a seguir!

Não esfregue a área

É muito comum encontrar pessoas que esfregam a região logo após passarem o item. Porém, essa não é a melhor forma de maximizar a duração. Muito pelo contrário: ao fazer isso, você criar atrito com as moléculas, que evaporam mais rápido. Ou seja, a fragrância é espalhada em vez de concentrada. Isso minimiza a permanência na pele, fazendo com que seja necessário reaplicar o produto com frequência. Sabendo isso, evite o hábito. Borrife e deixe que ele seque naturalmente na região, combinado?

Respeite o distanciamento

Outro ponto crítico a ter em mente, ao buscar saber como usar perfume e fazer com que ele dure mais, é o distanciamento entre o frasco e a pele. Em geral, é interessante que o borrifador esteja há pelo menos 15 centímetros de distância do local aplicado.

Isso porque um produto acionado perto demais fica excessivamente concentrado — o que também atrapalha a duração. O ideal é aumentar a área coberta pelo cheiro, o que pode ser feito de forma simples ao acionar o perfume a uma certa distância.

Evite misturar muitas fragrâncias

Shampoo, sabonete, colônia pós-banho... é comum que muitos produtos estejam envolvidos na rotina de beleza. E a depender do cheiro de cada um deles, o perfume pode perder o destaque. Por isso, vale a pena priorizar dois fatores.

O primeiro é usar produtos que tenham a mesma fragrância, como, por exemplo, uma colônia que tenha sabonete e hidratante corporal. O segundo é conhecer as notas olfativas do seu perfume favorito. Desse modo, será mais fácil usar produtos que combinem com elas.

Um bom exemplo de combinação de fragrâncias é a nossa gama de Castanha do Brasil com a colônia Bergamota & Flor de Laranjeira!

Dose na quantidade de perfume

Há quem acredite que a duração do perfume aumenta quando a quantidade aplicada é excessiva. Contudo, essa é uma ideia falsa. Na verdade, o excesso só faz com que o produto sobrecarregue o ambiente, podendo, até mesmo, fazer com que você enjoe dele.

Por outro lado, aplicar a quantidade certa pode gerar o efeito inverso. Isto é, além de tornar a presença mais marcante e atraente, ainda é capaz de aumentar a durabilidade da fragrância, desde que a aplicação ocorra nos locais certos do corpo.

Onde devo aplicar o perfume para durar mais?

Na busca por saber como usar perfume, você já deve ter ouvido falar que existem regiões certas e erradas. Mas será que é verdade? Existe, de fato, locais que otimizam a duração da fragrância ideal? A resposta é sim. Partes do corpo quentes, por exemplo, tendem a ser as mais conhecidas na hora da aplicação. Afinal, deixam o produto em evidência. Contudo, essas mesmas áreas também podem reduzir a duração do cheiro conforme o tempo passa.

Sendo assim, o ideal é combinar regiões quentes com alguns pontos-chave do corpo. É possível aplicar tanto nas dobras das articulações quanto nas dos cotovelos e joelhos, nos pulsos e e no colo. Assim, combinamos a potência da fragrância com a fixação adequada na pele!

Em quais áreas não devo aplicar o perfume?

Assim como existem locais ideais para passar a fragrância, algumas regiões devem ser evitadas. Exemplos disso são as que ficam totalmente cobertas pela roupa, como pés, coxas e costas. Não há nenhuma contraindicação em acionar o item nessas áreas, porém, elas não são as maiores aliadas da expressão e durabilidade do cheiro.

Mas há uma área em que é proibido aplicar perfume: a região genital. A prática pode gerar alergias sérias e causar problemas. Prefira sempre locais expostos, seguindo a dica de misturar partes mais quentes e frescas do corpo — combinando a potência da fragrância com a durabilidade.

Como usar perfume na quantidade certa?

Apesar de ser recomendado não exagerar, a quantia exata a ser aplicada depende da fragrância. Existem cheiros marcantes e fortes, como os amadeirados ou orientais, enquanto outros são leves e sutis, como os cítricos.

O tipo pele é um fator importante na hora de avaliar quanto deve-se passar um perfume. Existem pessoas que retêm a fragrância. Por outro lado, há as que reclamam por não manter o cheiro por muito tempo. Em ambos os casos, o segredo é experimentar. Assim, será possível conhecer as regiões coringas do seu corpo, ou seja, aquelas que otimizam a duração.

Geralmente, um pele mais seca, tende a não segurar muito a fragrância. Uma dica importância é sempre usar um bom hidratante corporal antes de aplicar o perfume, para que ele ajude na durabilidade do perfume.

Por fim, é importante prestar atenção nas reações do corpo. Além de algumas pessoas serem alérgicas, o que pede por cuidados extras, existem locais que não respondem tão bem à aplicação — mesmo que a pessoa não seja alérgica. Um exemplo disso é a pele fina atrás das orelhas.

Caso sinta coceiras ou perceba uma vermelhidão no local após o uso, confira se a reação também ocorre em outras partes da pele, suspendendo o uso e buscando pela supervisão profissional. É incomum se deparar com alergias quando o produto é de qualidade, mas isso não significa que a autopercepção é dispensável, combinado?

Agora que já sabe como usar perfume e maximizar a duração do cheiro, pode aproveitar as fragrâncias que combinam com você, e que são suas favoritas, por mais tempo. Siga as recomendações deste conteúdo e marque presença aonde quer que vá!

Já conhece osperfumes Granado? Acesse o site e conheça nossos produtos exclusivos, formulados com os ingredientes de alta qualidade e que aumentam a duração do produto.

Carregando...
3641 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado