Quais são as características do perfume floral?

Quais são as características do perfume floral?
Publicado em: Perfumaria

Os perfumes florais são marcantes e delicados ao mesmo tempo, além de trazerem diversas opções de fragrância em suas subfamílias olfativas

O perfume floral é uma fragrância muito popular, que está entre as famílias olfativas mais tradicionais. É difícil encontrar alguém que não tenha em sua coleção um perfume com notas de flores.

Existe uma grande diversidade de espécies utilizadas na perfumaria, como laranjeira, rosa, gardênia e gerânio. Cada uma delas tem suas próprias características e essências, que podem ser combinadas com outros ingredientes para compor perfumes suaves e, ao mesmo tempo, marcantes.

Como os perfumes florais estão entre os preferidos, conversamos com Helen Augusto, especialista em perfumaria, para que ela nos explique quais são as características das fragrâncias que trazem flores. Assim você pode escolher aquela ideal!

Por que as flores são tão utilizadas na perfumaria?

A perfumaria utiliza diversos ingredientes naturais para composição das mais diferentes fragrâncias. Quando esses ingredientes são densos ou muito opulentos, como as madeiras e as especiarias, podem ser essências difíceis de usar, então, as flores vêm como grandes aliadas.

Segundo Helen, as notas florais são únicas e facilmente reconhecidas. São utilizadas na perfumaria para suavizar as composições mais amadeiradas e muito especiarizadas. “Mesmo quando as flores não são fáceis de serem vistas ou sentidas em uma fragrância, elas estão lá. Isso em fragrâncias femininas e masculinas”, conta a especialista.

Ela também diz que as flores são utilizadas na perfumaria desde a época de Cleópatra, nesse caso, principalmente aquelas mais opulentas, cuja essência é mais fácil de ser extraída. Hoje, as flores mais leves também são utilizadas. Mas, como é difícil extrair sua essência pela falta de óleo essencial, o processo é feito em laboratório com a reconstituição do cheiro.

Quais características marcam o perfume floral?

Por muito tempo o perfume floral foi associado às mulheres como um símbolo de feminilidade. Mas isso não aconteceu por causa do cheiro das flores, e sim em função do modo de uso da própria fragrância.

Helen conta que, de acordo com pesquisas, os homens costumam usar perfumes para se sentirem frescos e limpos, enquanto as mulheres aplicam as fragrâncias mais por uma questão de beleza e estética. Assim, o perfume floral ajuda a alcançar esse objetivo por causa das características das essências.

As flores podem ter um perfume mais delicado e muito suave. Porém, também existem aquelas que, como explicamos, são mais densas e opulentas, que despertam o desejo de apreciação. Uma flor de jasmim, por exemplo, tem um perfume viciante, que faz com que tenhamos vontade de continuar cheirando.

Um dos motivos para isso, segundo Helen, é favorecer o processo de polinização atraindo os animais e insetos polinizadores. Então, o perfume floral pode ter uma essência inebriante. Mas, ao mesmo tempo em que apresentam essa potência, são delicados e associados à sofisticação e à elegância — ideais como perfumes para o dia ou a noite, dependendo da subfamília.

Como identificar uma essência floral

Para identificar essas essências em um perfume é preciso ter um olfato educado, mas Helen conta que no Brasil é mais difícil acontecer por causa do pouco contato que os brasileiros têm com as flores. Por isso, nem todos sabem diferenciar ou mesmo identificar o cheiro de uma flor no perfume.

De toda forma, é apenas uma questão de hábito e de um contato maior com as essências naturais para que elas passem a fazer parte do dia a dia e possam ser apreciadas nos perfumes.

Além disso, é possível se familiarizar com as essências florais por meio da apreciação ou do uso de perfumes que tragam tipos de fragrância específicos — por exemplo, a colônia Rosa Damascena. Como essa flor tem destaque na composição, fica mais fácil reconhecer.

Quais são as subfamílias olfativas dos perfumes florais?

Um detalhe interessante sobre o perfume floral, e que foi ressaltado pela especialista, é que essas essências não são naturalmente doces. Segundo ela, esse é um erro muito comum, pois, na verdade, as flores podem até mesmo ter um cheiro mais amargo.

Os perfumes florais se tornam doces quando há acréscimo de ingredientes como baunilha e fava tonka. Quanto mais desses e outros ingredientes similares houver, mais doce será o floral.

Além disso, existem subfamílias olfativas compondo perfumes florais que conferem mais intensidade ou suavidade às fragrâncias. Algumas das subfamílias olfativas são:

  • florais brancos: flores mais intensas e com um toque cítrico, como jasmim, ylang-ylang, tuberosa, flor de laranjeira e néroli;
  • florais verdes: flores como lírio e também os florais brancos com um pouco de gálbano;
  • florais aquosos: essências extraídas de flores que ficam sobre água, como lótus, frésia, muguet e até combinações com frutas aquosas;
  • florais rosa: trazem as rosas, begônia e um pouco do gerânio, porque ele fica entre os florais verde e rosa;

Há também a subfamília dos mono florais, que são aquelas fragrâncias que representam um perfume específico. “Hoje em dia está muito comum os mono florais, e eles ocorrem muito na perfumaria Phebo e Granado quando trazem um tema, como flor de laranjeira, rosa damacena, néroli e assim por diante”, Helen explica.

Como escolher a melhor fragrância?

Já que existem muitas opções de perfume floral, antes de escolher uma fragrância, é interessante se familiarizar um pouco mais com ela para encontrar o cheiro ideal. Helen traz algumas dicas para tomar uma boa decisão.

Ela recomenda, primeiro, reconhecer o floral ideal para cada pessoa, ou seja, aquele perfume que mais agrada o seu olfato, com o qual ela se identifica mais. Para quem já tem perfumes florais, vale analisar a composição dos seus preferidos para conferir qual é a essência que se destaca.

Se houver um predomínio de flor de laranjeira ou de lírio, por exemplo, a tendência é de que você goste mais dos florais brancos. Mas, se na composição predomina as rosas, por exemplo, a tendência é que você prefira os florais da subfamília rosa.

Também podemos escolher um perfume floral de acordo com uma flor que naturalmente nos agrade. Assim, basta optar pelo perfume que traz essa essência em destaque. Mas, se você não tiver certeza, pode experimentar as opções de perfume floral antes de comprar.

Nesse caso, Helen recomenda aplicar o perfume na pele e aguardar cerca de uma hora antes de decidir se gosta ou não da fragrância. Esse é o tempo médio necessário para que a flor se destaque e você consiga perceber suas notas, bem como o cheiro fica na sua pele.

O Époque Tropical é um perfume floral da Granado que pertence à subfamília rosa e traz no corpo notas de magnólia, rosa e gerânio. Já o Imperial é um floral verde com notas de corpo magnólia, rosa e muguet.

Se você prefere colônias, a Rosa Damascena é uma opção de floral rosa com notas de corpo de rosa, peônia e jasmim.

Essas são algumas opções de perfume floral que você encontra na Granado. Além disso, diversas outras fragrâncias com as mais diferentes essências de todas as subfamílias para que você consiga encontrar aquela que combina mais com sua personalidade.

Aproveite para conhecer os perfumes e colônias florais da Granado. Acesse o site, confira todas as opções e descubra qual é o seu floral ideal!

Carregando...
848 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Helen Augusto
Helen Augusto

Sempre se sentiu atraída pelo fascinante mundo das fragrâncias. Após ter trabalhado na Givaudan durante mais de 20 anos, ela se mantém conectada com a perfumaria, com os consumidores e a indústria pelo seu canal do YouTube e Instagram, nos quais compartilha seu conhecimento e entusiasmo pelos perfumes. Também tem uma sólida abordagem técnica e conceitual, mas adora contar histórias, falando sobre os seus encontros com diferentes ingredientes, perfumes e perfumistas. É também autora e tradutora de artigos para o Fragrantica em língua portuguesa, a maior revista digital de fragrâncias no mundo.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado