Quais são os principais tipos de fragrância e como escolher?

Quais são os principais tipos de fragrância e como escolher?
Publicado em: Perfumaria

Você aprecia um bom perfume? Então, vai gostar de descobrir que existem diferentes tipos de fragrância!

Quem não gosta de um cheirinho bom, não é mesmo? Mas você já parou para pensar no que faz um cheiro ser realmente agradável ao nosso olfato ou em por quantas notas e processos ele passa até chegar no que sentimos como conjunto? Pois é, existem muitos tipos de fragrância e hoje vamos ajudar a conhecê-las um pouco melhor.

Para isso, conversamos com Helen Augusto, uma especialista em fragrâncias e colaboradora do Fragrantica.com em língua portuguesa — a maior revista digital da área. São mais de 25 anos de experiência, com trabalhos na indústria da perfumaria e no mercado brasileiro. Ela é influenciadora digital, faz palestras e lançamentos de perfumes para diversas marcas no Brasil. Vamos conhecer mais?

O que é uma fragrância?

A fragrância é um cheiro composto por profissionais especialistas no assunto — os perfumistas. O objetivo é encontrar uma combinação profundamente agradável ao olfato, mas que passeie por diferentes ingredientes, conhecidos como a pirâmide olfativa de cada uma.

Essas pirâmides olfativas são assim chamadas justamente por serem construídas em camadas, as quais são sequências de notas olfativas ordenadas pelo modo como são percebidas pelo sentido — feito propositalmente pelo perfumista. Existem as notas de saída, as notas de corpo ou de coração e as notas de fundo.

Assim, quando uma fragrância é aplicada no corpo, ela não fica com o mesmo cheiro do início ao fim. Pelo contrário: ganha uma assinatura específica logo que encontra a pele e vai mudando de característica com o passar do tempo. Conforme alguns ingredientes evaporam e diminuem sua força, outros vão ganhando espaço.

O que são notas de topo, corpo e de fundo?

Como você viu, as fragrâncias são compostas por camadas, ou seja, as notas, as quais têm classificações distintas. Que tal descobrir um pouco mais sobre elas? Olha só!

Notas de entrada (topo ou cabeça)

As notas de entrada são as primeiras a serem percebidas pelo olfato humano. Elas são mais leves e normalmente mais frescas, o que faz com que sejam mais fáceis de identificar assim que uma pessoa aplica o perfume.

Também são as primeiras a entrarem na fórmula, já que carregam a maior parte da assinatura de uma fragrância. Apesar disso, sua volatilidade é bastante alta, o que faz com que sejam as primeiras a evaporarem e desaparecerem.

Seu papel dentro da fragrância é justamente captar a atenção de quem sente o cheiro para só então perceber as notas de meio. As notas de entrada mais utilizadas são:

  • frutas cítricas;
  • frutas leves;
  • ervas.

Notas de corpo ou coração

As notas de corpo, de meio ou de coração, por sua vez, são assim chamadas por não serem as primeiras percebidas por quem sente, mas também não são as últimas. Sua duração é maior do que as notas de entrada, o que faz com que sejam perceptíveis por um período entre 10 e 30 minutos, aproximadamente. Depois disso, dão lugar às notas de fundo.

Quando falamos da composição de um perfume, a maior parte está concentrada nas notas de corpo — são elas que dão a personalidade da fragrância. Por isso, o cheiro precisa ser devidamente equilibrado: nem tão leve e fresco, nem tão pesado e marcante. Assim, a maioria dos perfumistas optam por:

  • tons florais;
  • tons frutais;
  • especiarias.

Notas de fundo

Depois de sentirmos as notas de topo e as de corpo, finalmente chegamos às notas de fundo: o cheiro que nos acompanha pela maior parte do dia. Quando as outras evaporam, são elas que fixam na pele.

O objetivo é justamente fazer com que o perfume dure. Para tanto, as moléculas do ingrediente presente na composição precisam ser mais estáveis. É assim que elas fazem para continuar ali mesmo depois de as de entrada e de corpo desaparecerem.

Como vão permanecer mais tempo, esses cheiros não podem ser tão fortes nem cansativos para quem sente. Por isso, as notas de fundo costumam ser mais adocicadas e amadeiradas, como:

  • baunilha;
  • patchuli;
  • âmbar;
  • cedro;
  • almíscar;
  • sândalo.

Quais são os principais tipos de fragrância e quais são as diferenças entre elas?

Helen explica que existem, basicamente, quatro tipos de fragrâncias e que elas se classificam de acordo com a concentração dos óleos e das essências que fazem parte da sua composição. Entenda mais a seguir!

Eau de cologne

De acordo com a perfumista, a Água de Colônia tem entre 3% a 8% de concentração de óleos e essências, que são os que vão dentro do álcool para fazer o perfume. Elas duram menos sobre a pele devido à concentração mais baixa, que também é formada mais por notas de saída e de corpo do que de fundo, porque são feitas para refrescar e duram em média de 2 a 3 horas. Depois, precisam ser repostas.

Eau de toilette

Essa tem uma concentração de 10% a 15% de óleos e essências, sendo praticamente o dobro da quantidade em relação à Eau de cologne. Exatamente por isso, ela também dura mais tempo, sendo em média 8 horas sobre a pele.

Eau de perfum

Tem de 15% a 20% de concentração de óleos e essências e uma duração sobre a pele de 8 a 12 horas mais ou menos. Aqui estão grande parte dos produtos que temos disponíveis no mercado hoje, com as suas diversas variações, desde fragrâncias para o dia quanto para quaisquer ocasiões.

Perfume ou perfum

O perfume tem uma concentração que varia de 20% a 40%, durando muito mais sobre a pele. Na verdade, como Helen explica, não é muito comum encontrarmos perfumes hoje em dia. Algumas grandes marcas têm trazido de volta o produto com dosagens muito superiores, mas isso não significa que o perfume vai exalar mais ou ter mais saída. Às vezes, isso o faz durar mais sobre a pele, mas não garante que a qualidade seja superior.

Então, a grande diferença entre eles está na concentração de óleos e essências. Imagine uma escala entre o Eau de Cologne e o Perfum — entre eles, está uma variação dos menos concentrados até as fragrâncias mais concentradas e duradouras.

E aí, gostou de saber mais sobre os diferentes tipos de fragrância? Entender melhor a composição desses produtos ajuda a escolher com mais precisão aquele que combina com você.

Se aprecia mais frescor e não se importa em reaplicar o item várias vezes por dia, talvez o Eau de Cologne seja a melhor opção. Já se quer uma solução duradoura, pode ser melhor investir em um Perfum.

Agora que você já está por dentro do assunto, visite nosso site e descubra todas as novas fragrâncias!

Carregando...
2398 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado