5 propriedades importantes do sabonete de lavanda

5 propriedades importantes do sabonete de lavanda
Publicado em: Perfumaria

Você tem o hábito de utilizar o sabonete de lavanda nos seus cuidados diários? Se não, esse pode ser um bom momento para descobrir as propriedades da planta e os benefícios que esse item pode proporcionar para a sua rotina.

O sabonete de lavanda é um grande aliado da sua higiene, não só para a limpeza da pele, mas para o bem-estar do seu corpo e da sua mente. Uma boa maneira de começar a implementar seu uso é entender como ele pode tornar seus dias mais agradáveis.

Então que tal acompanhar as 5 principais propriedades do sabonete de lavanda e como ele contribui para uma rotina mais leve? Aproveite as informações!

1. Adstringente

Um dos primeiros benefícios proporcionados pela lavanda diz respeito à sua propriedade adstringente. Isso significa que ela contribui para contrair os poros da pele e combater a condição de oleosidade, por exemplo.

De quebra, por reduzir o excesso da produção natural de sebo no rosto, ela também acaba inibindo o surgimento de acnes. Como você deve prever, isso melhora o aspecto geral da pele, dando um ar mais saudável e uniforme.

Com o tempo, o uso de sabonetes de lavanda ajudam a melhorar a textura de toda a pele. Com poros menores e mais uniformes, é natural que sua face e corpo pareçam mais lisinhos que o habitual.

2. Antioxidante

A lavanda também tem um importante papel antioxidante e, por isso, acaba sendo benéfica para a saúde. Antioxidantes são aquelas substâncias que combatem os radicais livres que aceleram o envelhecimento da pele.

Se o sabonete contém antioxidantes, por exemplo, como o de lavanda, ele ajuda a proteger a pele contra os danos causados na pele. Esse componente também tem seu papel na proteção contra fatores como a poluição e a ação dos raios UV.

As propriedades antioxidantes do sabonete de lavanda são excelentes para reduzir aquelas marcas de expressão que tanto incomodam na região do rosto. Linhas finas, rugas e manchas da idade podem diminuir significativamente, deixando toda a pele mais jovial e radiante.

3. Cicatrizante

O sabonete de lavanda também é cicatrizante, o que pode ser muito útil na rotina de cuidados com a pele. Desde a ferida causada pela picada de um inseto até eventuais cortes ou irritações da pele podem ser tratados com propriedades da lavanda.

A lavanda acelera a cicatrização justamente por aumentar a produção de colágeno da pele. Essa proteína natural é fundamental para que as células e tecidos se regenerem de maneira mais eficiente, diminuindo o tempo de cura e reduzindo os sinais residuais.

Inclusive, se a sua pele tem bastante ocorrência de espinhas e acnes, que deixam lesões, a lavanda pode ser uma solução. O sabonete de lavanda ajuda a secar essas feridas e, como você viu, reduzem a probabilidade de que elas deixem seu rosto marcado.

4. Calmante

O banho é aquele momento de cuidado próprio todo especial do dia. Nessas horas, nada melhor do que contar com produtos que ajudem a acalmar e relaxar o corpo e a mente, não é mesmo? Felizmente, a lavanda é conhecida por essas características.

Seu aroma floral e muito suave tem um papel importante no alívio do estresse e da ansiedade. Além disso, ela proporciona uma sensação de profundo bem-estar e tranquilidade, ideais para o fim de um dia cansativo.

Ao adicionar o sabonete de lavanda durante seu banho relaxante é perfeito para deixar sua mente mais serena, pronta para uma noite de sono reparadora. E não é só a mente que se beneficia da lavanda — seus músculos também ficam mais descontraídos com o componente.

5. Energizante

Embora a lavanda seja muito usada como relaxante, como você acabou de ver, ela também pode ser revigorante. Por isso, se você quer começar o seu dia com mais energia, vale apostar em sais de banho com as propriedades da planta, por exemplo.

O cheiro da lavanda, que remete às ervas, serve como um despertador natural para os sentidos. Ao experimentar o contato com o aroma da planta, o corpo aumenta sua vitalidade e disposição. Logo, o sabonete de lavanda pode estar presente em todos os momentos de higiene do seu dia.

Pela manhã, o simples uso do sabonete de lavanda para lavar o rosto ou para relaxar os pés pode afastar a sensação de sonolência. Isso prepara seu corpo para enfrentar os desafios do dia sem tensões e sobrecarga.

6. Descongestionante

Outra propriedade importante do sabonete de lavanda que nem todos conhecem é sua ação descongestionante. Existe um elemento presente na lavanda — o Cineol —, que funciona como um anti-inflamatório e descongestionante natural.

Assim, naqueles momentos de forte congestão nasal, o cheiro da lavanda pode ajudar a desobstruir as vias aéreas e proporcionar maior conforto e bem-estar. Portanto, inclua o sabonete de lavanda como parte dos cuidados em períodos de gripe e resfriado, por exemplo.

Caso apenas o sabonete não dê conta do recado, considere recorrer ao óleo essencial de lavanda, que é mais concentrado. No entanto, use com parcimônia. 3 a 5 gotas já resolvem o problema e você pode misturá-las na água quente para inalar o vapor.

7. Ansiolítica

A lavanda também é ansiolítica, sendo uma aliada natural no tratamento de ansiedade e depressão. Há um componente na planta chamado de Linalol, que serve justamente como um calmante e analgésico.

Assim, quanto maior a concentração de lavanda no sabonete, mais ele pode ajudar no alívio de sintomas típicos de quadros de desconforto psíquico. Nesses casos, um banho relaxante pode ser uma excelente maneira de combater o início dos sinais de uma crise ansiosa, por exemplo.

Porém, os efeitos são ainda mais potentes quando o item de higiene pessoal é usado diariamente. Desse modo, os benefícios são prolongados, ajudando não só a reduzir o desconforto, mas a evitar gatilhos importantes.

Você já conhecia uma ou mais dessas propriedades tão importantes do sabonete de lavanda? Agora que você já sabe sobre elas, pode usar esse conhecimento para se beneficiar da planta no seu dia a dia.

Aproveite para conhecer a linha de produtos de lavanda da Granado!

Carregando...
738 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo