Frescor do banho: por que aproveitar esse momento de cuidado próprio?

Frescor do banho: por que aproveitar esse momento de cuidado próprio?
Publicado em: Bem-estar

Ajudamos você a transformar o banho no momento de autocuidado que vai melhorar seu bem-estar e sua autoestima!

Depois de um dia intenso, tem coisa mais gostosa do que um banho para recuperar as energias? Muitas vezes, na correria que a gente leva, esse acaba sendo um dos poucos momentos que temos para praticar o autocuidado e nos conectarmos mais com nós mesmos. Por isso, a vontade é fazer com que o frescor do banho dure todo o dia todo.

Mais do que a higiene, a hora do banho envolve cuidar da pele, do cabelo e, consequentemente, do nosso estado de espírito e bem-estar.

Separe uns minutinhos extras para essa rotina e aproveite as nossas dicas para manter o frescor do banho com você por mais tempo. Vamos lá?

O poder de um bom banho

Além de limpar a pele e lavar os cabelos, pense no banho como um momento de lavar a alma e recuperar suas energias também. Você pode, por exemplo, mentalizar todas as sensações ruins escorrendo com a água do chuveiro.

Escolha sabonetes que tenham um cheiro que traga conforto ou boas lembranças e façam a hora do banho ficar ainda mais gostosa. É importante usar produtos de qualidade, que sejam livres de ingredientes que possam causar alergias ou o ressecamento da pele, como parabenos e corantes. Afinal, este pode ser o único momento do dia que temos para cuidar de nós mesmos.

Como aproveitar o momento do banho

Quando a gente fala em aproveitar a hora do banho, não quer dizer ficar um tempão debaixo do chuveiro — até porque isso não é bom nem para a pele, nem para o consumo de água do planeta.

O interessante é tornar o momento especial, afinal, não é porque se trata de algo rotineiro que precisa perder o prazer. Você pode deixar uma música ligada e também acender uma vela com uma fragrância que ajude a celebrar essa hora — chá branco, gengibre, citronela, lavanda e calêndula são as opções da nossa linha Terrapeutics, inspiradas em rituais milenares de relaxamento e bem-estar, que podem auxiliar neste momento só seu — além disso, são feitas só com ingredientes vegetais e não liberam fumaça escura.

Outra ideia é deixar um difusor de ambientes no banheiro, tornando o local ainda mais gostoso. A essência de lavanda, por exemplo, ajuda a amenizar cólicas menstruais e a combater os sintomas de ansiedade. Já o gengibre permite trazer mais energia e força para o dia a dia.

Lembre-se de respirar profundamente algumas vezes também antes ou após o banho, isso é essencial para acalmar os sentimentos e pensamentos, além de mandar o estresse para bem longe.

Como o banho pode ajudar no autocuidado

Ter uma rotina de autocuidado permite que você seja mais saudável — por exemplo, a pele hidratada é mais resistente e sofre menos com ressecamento e possíveis dermatites. Nesse sentido, use o banho para intensificar esses cuidados, afinal, eles também permitem que a autoestima vá crescendo.

A seguir, nós trazemos algumas dicas de autocuidados que também permitem que o frescor do banho acompanhe você por mais tempo.

Use sais de banho

Os sais de banho podem ser usados tanto no banho de imersão, na banheira, quanto no chuveiro mesmo — nesse caso, ele funciona como um ótimo escalda-pés. Nas duas opções, os sais de banho promovem um efeito relaxante e, dependendo os ingredientes nos sais, há alguns benefícios extras.

Na Granado, temos diversas opções, como Castanha do Brasil, que tem efeito antioxidante e hidratante; Lavanda, relaxante, e os sais de Calêndula, que ajudam a acalmar a pele. Os três também fazem parte da linha Terrapeutics.

Prefira sabonetes hidratantes

O importante do sabonete é que ele promova uma limpeza delicada da pele, ajudando também na sua hidratação. Nesse ponto, o sabonete de glicerina vegetal é uma ótima opção. Como é emoliente e hidratante, ele não agride o pH natural da pele e pode ser usado tranquilamente por quem tem a pele mais ressecada ou sensível, como nos casos de dermatites e outras doenças de pele.

Os sabonetes de glicerina vegetal da Granado também não levam parabenos e outros conservantes nem nenhum tipo de ingrediente animal, proporcionando uma pele limpa e perfumada por mais tempo com sua alta concentração de fragrância. A opção de Chá Verde, por exemplo, além de fazer essa limpeza suave e otimizar a hidratação, tem ação revigorante e uma fragrância superdelicada. Dá para optar também pela versão líquida, em embalagens de 300ml.

Se a sua pele for mais sensibilizada e precisar de uma atenção ainda maior na hidratação corporal, nosso sabonete dermonutritivo é o aliado ideal, já que conta com ativos com alto poder hidratante, como os óleos de aveia e oliva e manteigas de murumuru e karité, além de ser hipoalergênico e dermatologicamente testado.

Faça uma esfoliação no corpo

Esfoliar a pele do corpo é um cuidado que, se ainda não faz parte da sua rotina, precisa entrar o quanto antes. A esfoliação permite retirar as células mortas da pele, o que vai fazer com que a ação dos cremes ou sabonetes fique mais eficiente.

Mas, atenção: o ideal é fazer isso uma vez por semana, durante o banho — esfoliar muitas vezes durante a semana pode remover a proteção natural da pele. Nossa linha Terrapeutics conta com quatro opções de produtos para isso (Castanha do Brasil Calêndula, Lavanda e Chá Branco). Todos têm base natural de açúcar e são enriquecidos com óleo de castanha-do-brasil e manteiga de cupuaçu, que promovem uma hidratação prolongada da pele.

Hidrate o cabelo

De vez em quando, após o uso do condicionador, que tal fazer uma hidratação mais intensa? A Máscara Reparadora Capilar é perfeita para isso, já que tem glicerina vegetal, silicone e óleo natural de castanha-do-brasil para uma hidratação intensa e efeito antifrizz.

Use-a uma vez na semana ou sempre que sentir que seu cabelo está pedindo um carinho extra. Nos outros dias, aposte no shampoo e condicionador também de acordo com o tipo do seu cabelo para manter a maciez dos fios. Depois de lavado, um creme reparador, do tipo leave-in, no comprimento dos fios pode finalizar esse cuidado.

Como prolongar a sensação de frescor do banho

Se você também adoraria manter o frescor do banho o dia todo, saiba que dá, sim, para prolongá-la o máximo possível. Algumas dicas vão garantir essa sensação deliciosa! 

Aplique hidratante no corpo

O hidratante é essencial para manter a pele hidratada e mais forte em relação às agressões do dia a dia, como tempo seco e alergias. Mas também garante um cheirinho superagradável na pele. O ideal é usá-lo logo após o banho, quando a pele absorve melhor o produto. 

Outra opção é usar um creme da mesma linha do sabonete, que prolonga o cheiro da fragrância. Nossas manteigas corporais de Terrapeutics também promovem uma hidratação intensa, uma vez que contêm vitamina E e manteigas de karité, cupuaçu e murumuru.

Use uma colônia refrescante ao longo do dia

Saiu do banho e hidratou a pele? Aplique uma colônia cujo cheiro lhe traga aquela sensação gostosa de conforto. Quando passamos um perfume na pele recém-hidratada, a durabilidade dele é até maior, sabia?

É possível combinar as fragrâncias, como a de Bergamota & Flor de Laranjeira que casa com os produtos de Castanha do Brasil. Além disso, elas vêm em um frasco de maior volumetria para que possam ser reaplicadas sempre que você sentir necessidade.

Mantenha um creme de mãos por perto

Lavamos as mãos o tempo inteiro e, para evitar o ressecamento, a hidratação é essencial. Você pode ter várias fragrâncias de hidratante para mãos e usar sempre que lavá-las para garantir mais proteção e aspecto sedoso da pele — afinal, ninguém gosta de pele craquelada, não é mesmo?

Se, depois de ler todos esses cuidados, você sentiu na pele o frescor do banho e teve vontade de se cuidar ainda mais, cumprimos nossa missão aqui! Mas lembre-se: evite a água quente, que retira a proteção natural da pele — o ideal é a temperatura de 36ºC. Além disso, tome banhos mais rápidos para ser amigável com nosso planeta, combinado?

Aproveite também para olhar tudo o que vem na lata Terrapeutics Chá Branco — é uma ótima opção para se presentear ou dar para alguém especial!

Carregando...
245 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.