Colágeno: o que é e como influencia na saúde e na beleza

Colágeno: o que é e como influencia na saúde e na beleza
Publicado em: Bem-estar

O colágeno é uma proteína que está presente em diversos tecidos do corpo humano. Além de desempenhar um papel importante na manutenção da saúde e funcionalidade do organismo, ela impacta na beleza da pele, unhas e cabelos. 

Neste texto, você conhecerá mais sobre essa proteína, aprofundando seu conhecimento sobre as funções e o impacto na saúde. Ao final de leitura, entenderá melhor os diferentes tipos existentes e suas particularidades, facilitando a escolha de produtos à base de colágeno adequados aos seus objetivos. Acompanhe e entenda!  

O que é o colágeno? 

O colágeno é uma proteína fibrosa, responsável por fornecer estrutura e resistência aos tecidos conjuntivos do corpo humano.

Ela funciona como se fosse uma espécie de “cola” que ajuda a manter os tecidos unidos, garantindo sua elasticidade, flexibilidade e firmeza.  O colágeno está presente em diversos tecidos do corpo, como a pela, os cabelos, as unhas, ossos, articulações, tendões e ligamentos. Entenda como ele atua em cada um desses tecidos:

  • Na pele, o colágeno ajuda a manter a firmeza, elasticidade e hidratação, prevenindo o aparecimento de rugas e linhas finas e promovendo a beleza da derme.
  • Presente nos cabelos, o colágeno ajuda a fortalecer os frios, promovendo o seu crescimento saudável e prevenindo quedas.
  • Nas unhas, o colágeno atua de forma semelhantes aos cabelos, já que evita quebras e contribui para a unha ficar forte e resistente. 
  • Presente nos ossos, articulações, tendões e ligamentos, o colágeno lubrifica as articulações, contribui para a formação óssea e   tendões e ligamentos. Sua presença no organismo previne lesões, desgastes e traz mais força e resistência aos ossos. 

Quais os tipos de colágeno e para que servem? 

Como você viu, a proteína do colágeno está presente em diferentes partes do nosso organismo. Portanto, é de se imaginar que existem diferentes tipos de colágeno (são cinco tipos). Conhecê-los é indispensável para que você escolha a proteína mais adequada conforme suas necessidades e objetivos. 

Vale lembrar que ao longo da vida, a produção de colágeno em nosso organismo vai diminuindo, demandando a necessidade de suplementação.

Colágeno tipo I

O colágeno tipo I é o mais abundante no organismo humanos e está presente nos ossos, pele, tendões e ligamentos. A sua função é fornecer força, resistência e elasticidade a esses tecidos.

Portanto, é uma proteína que ajuda a manter a pele firme e jovem, reduzindo rugas e linhas finas e aumentando a elasticidade. Também é importante na formação óssea, prevenção de doenças como osteoporose, redução do risco de lesões e promoção da recuperação celular.

Nos alimentos, o colágeno tipo I está presente na carne vermelha, frango, peixe, ovos, gelatina e frutas cítricas. Ele também pode ser suplementado. 

Colágeno Verisol

O colágeno verisol é peptídeo bioativo derivado do colágeno tipo I. Ele é produzido por meio da quebra do colágeno tipo I em peptídeos menores e específicos. Esses peptídeos são bioativos, o que significa que eles podem ser facilmente absorvidos pelo organismo e atuar diretamente na produção de colágeno.

Colágeno tipo II

O colágeno tipo II está presente especialmente na cartilagem articular. A sua presença em quantidades adequada proporciona a flexibilidade, lubrificação e proteção contra o desgaste das articulações. 

Um organismo que tem uma quantidade adequada de colágeno tipo II tem risco reduzido de doenças como artrite e osteoartrite. Além disso, a proteína é responsável por trazer flexibilidade, reduzindo a dor e inflamação nas articulações.

Nos alimentos, a proteína é abundante na cartilagem de frango, bovino e marinho, podendo, ainda, ser encontrado na forma de suplementação.

Colágeno tipo III

O colágeno tipo III está presente na pele, nos músculos e vasos sanguíneos. Manter quantidades adequadas dessa proteína ajuda na firmeza, suporte estrutural e elasticidade dos tecidos. 

Uma alimentação adequada e eventual suplementação ajuda a manter  apele firme e tonificada, reduzindo flacidez e estrias, melhorando a textura da pele, auxiliando na recuperação muscular, melhorando a circulação sanguínea e prevenindo a ocorrência de doenças cardiovasculares. 

O colágeno tipo III está presente em alimentos como a carne vermelha, frango, peixe e ovos e também pode ser suplementado. 

Colágeno tipo IV

O colágeno tipo IV é outra proteína importante quando se fala em estrutura, especialmente da pele. Ele está presente na camada basal da pele, e é responsável por formar uma rede de suporte para as células da derme.

A suplementação do colágeno tipo IV é especialmente indicada para quem tem objetivos específicos relacionados ao cuidado com a pele, já que ele ajuda na redução de rugas e linhas finas, aumenta a elasticidade e firmeza da pele e protege a derme de agressores externos, como poluição e raios UV.

Colágeno tipo V

O colágeno tipo V é encontrado na superfície das células, especialmente na córnea e placenta, proporcionando estrutura e suporte. Disponível em forma de suplementação, ele ajuda a manter a saúde da córnea, prevenindo doenças oculares.

Esse colágeno tem uma função relevante no desenvolvimento da placenta e do feto durante a gestação. 

Como estimular o colágeno da pele? 

O colágeno pode ser um grande aliado na manutenção de uma pele firme e radiante. 

Com o passar do tempo, a produção natural de colágeno em nosso organismo diminui, o que leva ao surgimento de rugas, linhas finas, flacidez e outros sinais de envelhecimento.

Existem várias estratégias que podem ser utilizadas para estimular a produção de colágenos e manter a saúde da pele. Confira as nossas dicas!

Invista em uma rotina de cuidados com a sua pele

Mantenha uma rotina de cuidados com a sua pele, utilizando produtos de limpeza facial adequados para o seu tipo de pele, como o sabonete de glicerina, por exemplo.

Somado a isso, aplique hidratantes diariamente, de manhã e à noite, para manter a pele hidratada e protegida e não abra mão do uso de protetor solar diariamente.

Os produtos granaderma são perfeitos para quem deseja manter a saúde e cuidado com a pele. Associe os produtos da linha com o uso de cremes dermocalmantes e ativos que estimulam a produção de colágeno, como retinol, ácido hialurônico e vitamina C.

Mantenha uma alimentação saudável e diversificada

Em sua dieta, consuma alimentos ricos em colágenos como carnes vermelhas, frango, peixe, ovos e frutas cítricas. A base da alimentação também deve incluir vegetais verde-escuros, frutas vermelhas, chá-verde e chocolate amargo, produtos que ajudam a combater os radicais livres que afetam a produção do colágeno.

Somado a isso, a hidratação é fundamental para a saúde da pele, por isso beba água ao longo do dia.

Construa hábitos saudáveis

Tenha uma boa noite de sono, afinal, o descanso é fundamental para a recuperação da pele e produção do colágeno. Além disso, evite o tabagismo e a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.

Inclua a atividade física na sua rotina, ela melhora a circulação sanguínea e contribui para a saúde da pele.

Lembre-se, ainda, de manter o controle do estresse, já que ele pode trazer problemas para a sua saúde geral, além de impactar na estética. Investir em meditação, terapia e rituais relaxantes de banho pode ajudar a manter o bem-estar mental. 

Faça suplementação de colágeno

A suplementação de colágeno pode ser uma opção para aumentar a produção de colágeno e melhorar a saúde da pele. Consulte um médico ou nutricionista para escolher o suplemento ideal para você.

Como você viu, o colágeno é uma proteína essencial não só para a estética, mas também para a manutenção geral da sua saúde e bem-estar físico.

Você gostou de conhecer mais sobre o colágeno? Aproveite para conferir este artigo especial sobre cronograma capilar e invista no cuidado com os seus fios.

 

Carregando...
270 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.