Cronograma capilar: saiba o que é, quais os benefícios e como montar o seu!

Cronograma capilar: saiba o que é, quais os benefícios e como montar o seu!
Publicado em: Bem-estar

Será que montar um cronograma capilar é tão difícil assim? Descubra já!


Ter cabelos mais saudáveis, belos e fortes é o seu sonho? Então, saiba que seguir um cronograma capilar pode ajudar muito nos cuidados com os fios ao longo da rotina. No entanto, uma dúvida que muitas pessoas compartilham é sobre como montar um plano eficiente para tratar melhor as madeixas.

O cronograma capilar é uma estratégia que você vai ver em muitas dicas de beleza, pois indica a frequência ideal para cada etapa do tratamento cotidiano dos cabelos. Dessa maneira, você consegue não apenas ter fios mais saudáveis, como também mantê-los assim no dia a dia.

Gostou da ideia? Então, neste post, fique por dentro de ótimas dicas para reforçar a sua rotina de cuidados!

 

O que é o cronograma capilar?

 

Antes de explicarmos do que se trata o cronograma, vale a pena perguntar: você tem o costume de hidratar as madeixas? Esse é um hábito que muitas pessoas adotam, embora nem sempre saibam a frequência ideal para realizar esse tipo de tratamento.

Indo um pouco além: você costuma fazer etapas de nutrição e reconstrução dos fios? Geralmente, o número de pessoas que responderam “sim” para a última questão cai bastante quando fazemos essa segunda pergunta.

Para ter uma boa rotina de cuidados com os cabelos, é importante, além da limpeza, combinar as fases de hidratação, nutrição e reconstrução. No entanto, cada um desses processos devem ser feitos em intervalos diferentes.

Parece complicado? Então, saiba que é para isso que o cronograma capilar serve. Essa estratégia ajuda a planejar e organizar os cuidados com a saúde dos cabelos no dia a dia, de forma prática e simples. Para isso, indica quando deve ser feita cada etapa de tratamento:

 

  • hidratação — reposição de água, cerca de 2 vezes na semana;
  • nutrição — reposição de óleos, minerais e vitaminas importantes para a saúde capilar, pelo menos uma vez na semana;
  • reconstrução — reposição de componentes da massa capilar, como queratina, a cada 15 ou 20 dias.

Para quem não tem o hábito de cuidar tão ativamente das madeixas, mas quer melhorar esse aspecto, o cronograma capilar é uma excelente forma de começar com o pé direito.

 

Quais são os benefícios do cronograma capilar?


Quer saber o que você ganha ao basear a sua rotina de cuidados com os cabelos no cronograma capilar? Veja a seguinte lista:

 

  • saúde dos fios — com os níveis ideais de hidratação, nutrição e reconstrução, seu cabelo fica muito mais saudável e, consequentemente, ainda mais bonito;
  • fortalecimento — danos nos fios podem aumentar a fragilidade, enquanto a solução para esses problemas garante mais força para as madeixas;
  • redução do frizz — cabelos hidratados e nutridos tendem a ter menos fios arrepiados e ressecados;
  • combate à opacidade — andar com as madeixas brilhantes também é o sonho de muitas pessoas, e isso é garantido com uma boa rotina de hidratação, nutrição e reconstrução;
  • selamento das cutículas — cabelos muito porosos ficam mais vulneráveis a danos, por isso, é importante fechar as entradas para agentes externos, agregando proteção e força capilar.


Como montar o seu?


Não existe um cronograma capilar que valha para todas as pessoas. Isso porque esse planejamento deve ser feito de acordo com as necessidades e características de cada fio.

A boa notícia é que você pode observar os sinais que seu cabelo apresenta para saber quando fazer uma hidratação, nutrição ou reconstrução. A seguir, veja algumas dicas para melhorar esse planejamento!

 

Faça um teste de porosidade


Quando os poros dos seus fios estão muito abertos ou fechados, a absorção de nutrientes não ocorre como deveria. A consequência disso? Madeixas mais fracas, opacas, sem vida e ressecadas.

 
Para saber como está a sua porosidade, existe um teste muito prático. Você só vai precisar de um copo de água para colocar uma pequena porção de fios limpos do seu cabelo. Depois disso, basta aguardar cerca de 5 a 10 minutos.

Após o tempo de espera, é hora de conferir como os fios estão no copo. Se afundaram, é um sinal de porosidade alta, o que indica que as cutículas estão muito abertas. Para resolver esse problema, a reconstrução é o tratamento mais adequado.

Por outro lado, se os fios boiaram, as cutículas estão mais abertas do que deveriam, o que faz com que a umidade se perca mais rápido. Por isso, é importante reforçar a hidratação capilar.

E quando os fios não boiam nem afundam? Esse é um ótimo sinal de saúde dos cabelos. Agora, é só manter a rotina de cuidados que você escolheu e, sempre que possível, apostar na nutrição das madeixas.

 

Identifique as necessidades do cabelo para elaborar o cronograma


É possível também observar as características que os seus fios apresentam. Por exemplo, queda, fragilidade, elasticidade, falta de brilho: tudo isso aponta a necessidade de reposição de água, nutrientes ou queratina. Cabelos tratados quimicamente ou com procedimentos de tintura também têm necessidades especiais para combater as agressões que esses processos podem causar. 

Para cada uma dessas necessidades existe uma etapa de tratamento mais apropriada. Por exemplo:

  • a reconstrução é útil para evitar a queda e fragilidade dos fios;
  • a nutrição é interessante para cabelos quimicamente tratados, opacos e sem vida;
  • a hidratação ajuda a evitar a perda de componentes importantes para os fios, melhorando a maciez e oferecendo mais brilho às madeixas.
     

Escolha os produtos adequados para cada etapa


Saiba também que para cada uma dessas etapas existe um conjunto de produtos mais adequados. Os procedimentos de hidratação precisam ser feitos, após a lavagem dos cabelos, com máscaras ou cremes hidratantes próprios para o seu tipo de fio.

A nutrição, por sua vez, precisa de ingredientes oleosos. Uma estratégia é adicionar óleos vegetais ao creme de hidratação para fazer essa etapa, ou encontrar produtos que contenham uma boa concentração de nutrientes.

Por fim, há a reconstrução. Nesse caso, é importante adicionar proteínas aos fios. Sendo assim, os melhores produtos a serem usados são aqueles à base de queratina, um componente capilar essencial.

Além disso, fique sempre de olho na qualidade dos produtos. Isso também é fundamental para que o seu cronograma capilar dê certo e a saúde dos fios seja protegida. Outra excelente ideia é dar preferência para as opções sem parabenos e conservantes, que podem prejudicar os cabelos.

Viu só como montar um cronograma capilar não é tão difícil assim? Para isso, comece observando as necessidades dos seus fios com o teste de porosidade e dê início à rotina de cuidados. Além disso, lembre-se de manter a frequência das etapas, a fim de ter madeixas mais saudáveis por muito mais tempo.

Tem mais alguma dica de beleza para reforçar os cuidados com os cabelos? Deixe um comentário logo abaixo!

Carregando...
3543 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado