Como fazer um ritual de banho na sua casa? Veja!

Como fazer um ritual de banho na sua casa? Veja!
Publicado em: Bem-estar

O ritual de banho é um momento de autocuidado muito importante para sua rotina. Confira mais sobre o assunto

Você costuma fazer um ritual de banho? Essa é uma prática que traz uma série de benefícios no dia a dia de uma pessoa. Afinal, é uma maneira de ter um momento só para se cuidar.

O banho, para muitas pessoas, pode virar a hora ideal para pensar sobre a vida, ter novas ideias, ouvir uma boa música ou, simplesmente, relaxar. A ideia de montar um ritual é justamente fazer aquilo que você tem vontade e se sente confortável nesse momento.

Neste post, fique por dentro de algumas dicas que vão ajudar a montar um ritual de banho perfeito para você. Acompanhe!

O que é um ritual de banho?

Se quando você leu “ritual de banho” pela primeira vez, pensou em religião, simpatia ou qualquer tipo de crença, saiba que não é bem isso. Na verdade, a prática não tem nada a ver com alguma filosofia ou fé, a não ser que você queira.

Isso porque o ritual de banho diz respeito a um conjunto de atividades que você se sente bem ao realizar na hora de se lavar. A proposta é cultivar esse hábito diariamente, a fim de ter um tempinho só para se dedicar ao seu próprio cuidado.

Por exemplo, durante o ritual de banho, você pode colocar uma música animada para se divertir, ou uma lenta, para começar a desacelerar no fim do dia. Outra opção é acender um incenso ou vela perfumada, com o objetivo de deixar o banheiro mais cheiroso.

Usar produtos de higiene e beleza durante esse momento é mais um hábito que muitas pessoas têm. Fazer uma massagem no rosto e no corpo também não é má ideia. Assim, você sente que está cuidando mais da sua saúde e do seu bem-estar, tanto físicos quanto mentais.

Por que fazer um ritual de banho?

Ainda não se convenceu de que vale a pena reservar alguns minutos do dia para fazer um ritual de banho? Então, veja só as vantagens que você pode obter com essa prática!

Momento de pausa

O dia a dia da maioria das pessoas é bastante corrido. O acúmulo de tarefas do trabalho, da vida pessoal, do convívio social, dos estudos, das atividades domésticas e dos mais variados compromissos do cotidiano torna cada vez mais difícil ter um tempo de descanso de qualidade.

É por isso que você precisa fazer com que a pausa se torne uma nova responsabilidade da rotina. Trata-se de um compromisso consigo, que pode ser feito durante o banho, para aproveitar o momento de realizar uma tarefa essencial para o dia a dia e ter mais satisfação ao longo dessa atividade.

Autocuidado

O ritual de banho convida a prestar mais atenção nas suas necessidades, tanto de higiene quanto de beleza. Afinal, os cuidados estéticos também ajudam a se sentir bem. Por esse motivo, essa prática também incentiva o autocuidado.

Relaxamento

O banho, principalmente quando é realizado com água morna, tem a capacidade de relaxar a musculatura em volta do pescoço e dos ombros, aliviando a sensação de tensão. Além disso, um momento para respirar com calma e se cuidar também favorece o descanso e o relaxamento de qualidade.

 Autoconhecimento

O ritual de banho, por ser um momento introspectivo, ajuda também a refletir sobre as suas próprias necessidades, vontades, preferências, entre outras características pessoais. O resultado disso? Muito mais autoconhecimento para a sua vida. Além disso, o bem-estar proporcionado por este momento ainda colabora com a desaceleração do dia a dia – assim, a sua saúde mental agradece.

Autoestima

E é claro que se cuidar com um pouco mais de atenção também gera resultados satisfatórios na sua autoestima. Conforme você pratica o ritual de banho, as chances de se sentir melhor com a própria aparência e personalidade aumentam, justamente por conta do autocuidado com a saúde do cabelo e da pele.

Como criar um ritual de banho para relaxar na sua casa?

Depois de conhecer essas vantagens, você provavelmente não vê a hora de testar em casa os efeitos do ritual de banho, certo? Sendo assim, ficam aqui algumas dicas que podem ajudar a tornar esse momento ainda mais especial!

Tire o tempo que precisar

Até mesmo quem tem uma rotina corrida consegue se organizar para se dar um descanso merecido para criar o ritual de banho. Sendo assim, administre melhor as tarefas do dia a dia para dar um espaço exclusivo para essa prática, sem pressa alguma.

Capriche na iluminação

Sabia que a luz amarelada proporciona uma maior sensação de aconchego? Então, para fazer com que o seu momento se torne ainda mais particular, acenda uma vela ou reduza a iluminação do ambiente para deixá-lo mais confortável.

Deixe os problemas do lado de fora

Passou pela porta do banheiro e preparou todas as coisas para o seu banho? Isso significa que chegou a hora de dar uma pausa nas preocupações do dia a dia e focar apenas você. Que tal experimentar colocar sua playlist favorita?

Evite levar as tensões do cotidiano para o banho, pois isso ajuda a se desligar dos problemas e se lembrar das suas próprias necessidades. Nem sempre matutar sobre um desafio vai fazer com que a solução surja. Por outro lado, o que quer que você tenha para resolver, será feito com muito mais qualidade com a mente e o corpo relaxados.

Selecione os melhores produtos

Fazer uma seleção dos produtos que mais gosta de usar no dia a dia vai tornar o seu ritual de banho ainda mais especial. Lembre-se de que os melhores itens são aqueles que têm a função, a fragrância, a textura e os benefícios que você aprecia.

Além disso, pense nas suas necessidades. Quem tem áreas ressecadas no corpo, pode gostar de usar um produto mais hidratante. Já as pessoas com muito estresse acumulado podem usar um creme ou um aroma relaxante.

Quais produtos não podem faltar nesse momento?

Que tal uma ajuda na hora de pensar nos produtos para levar para o seu ritual de banho? Na sua lista, não pode faltar:

  • sabonete — facial e corporal;
  • shampoo;
  • condicionador;
  • creme de tratamento ou esfoliante;
  • hidratante — facial e corporal;
  • perfume ou colônia.

Agora que você sabe como montar o seu ritual de banho é hora de colocar a mão na massa. Experimente repetir diariamente essa prática até criar o hábito de ter o seu momento particular.

Se você curtiu este post e quer ficar por dentro das novidades do blog, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Carregando...
347 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.