Spa em casa: como relaxar os pés e as pernas?

Spa em casa: como relaxar os pés e as pernas?
Publicado em: Bem-estar

Uma massagem, novos hábitos e um toque de carinho fazem toda a diferença no seu dia

É muito comum vivermos dias em que só queremos que o tempo passe rapidinho para chegarmos em casa, tirarmos os sapatos e nos jogarmos no sofá ou na cama para relaxar os pés e as pernas.

Em alguns momentos, a sensação de cansaço é tão intensa que os pés e os tornozelos ficam até um pouco inchados, como se estivessem até mais pesados, já notou? Esse cansaço pode vir de diversos motivos, como um dia mais corrido, má circulação, o fato de ter ficado a maior parte do tempo em uma mesma posição ou também pelo excesso de atividade física. 

É por isso que relaxar os pés e as pernas se torna uma necessidade, e pode ainda ser uma prática bem prazerosa ao incluir alguns cuidados, que vão muito além de se jogar no sofá. Aqui no blog falamos disso e trazemos várias dicas para transformar sua rotina. Vamos lá?

Pernas e pés cansados: sabia que pode ser uma questão de circulação?

Apesar de a correria do dia ser um motivo e tanto para ficarmos com penas e pés cansados, a má circulação também é um fator a ser considerado. 

Nesse caso, estamos falando da dificuldade que o sangue encontra ao passar pelas veias e artérias e retornar ao coração, que vai bombeá-lo de novo para todo o corpo. As causas são variadas, como a hereditariedade, o uso de anticoncepcionais, o sedentarismo, o envelhecimento ou o excesso de tempo na mesma posição.

Com isso em mente, trouxemos algumas dicas que devem ser incluídas no seu dia a dia e trazer mais conforto.

Escolha bem seus calçados

Sapatos de salto alto mudam nosso jeito natural de caminhar. A gente usa mais a ponta dos pés e menos a musculatura da panturrilha, e isso resulta em um congestionamento de sangue nas veias da perna, aumentando a pressão.

O ideal é optar por sapatos confortáveis, que não apertem os pés, nem prendam a circulação sanguínea, e sejam flexíveis no caminhar, absorvendo o impacto.

Pratique atividade física com frequência

Quando a gente faz algum esporte, nosso sangue tende a circular melhor, evitando cansaço excessivo no fim do dia. Isso porque a atividade física trabalha a favor do retorno do sangue para o coração.

Caminhar, andar de bicicleta e correr são boas opções, assim como a natação e a hidroginástica, que têm o benefício extra de não impactar as articulações. O interessante é você escolher algo de que goste, para não desistir no primeiro dia de preguiça, combinado?

Não fique muito tempo na mesma posição

Se você trabalha apenas sentado ou em pé, é importante mudar de posição, de hora em hora. Por exemplo, andar até o banheiro, buscar um copo de água, um café ou subir um lance de escada. Assim, você impede a compressão dos nervos, que impacta de maneira negativa a circulação.

Coloque os pés para cima

Pode ser na cama mesmo, com os pés em cima de almofadas, ficando mais altos que o resto do corpo. Cerca de 20 minutos por dia são suficientes para sua circulação melhorar, invertendo o sentido da ação da gravidade no corpo.

Como relaxar os pés e as penas?

Além de repensar os hábitos, como mostramos, incluir uma rotina de cuidados para relaxar os pés e as pernas vai tornar o seu final de dia ainda mais gostoso e relaxante.

Prepare um escalda-pés

Temos mais de 70 mil terminações nervosas e centenas de pontos nos pés que indicam o que está acontecendo no corpo todo. Além disso, são eles que nos sustentam o dia inteiro. Então, nada mais justo do que dar uma atenção extra e relaxar os pés.

Começar com um escalda-pés é uma ótima pedida. Essa técnica de imersão traz alívio não apenas para a região, mas para todo o corpo, além de diminuir o inchaço das pernas. 

Para fazer, é simples: coloque água morna em uma bacia (o suficiente para cobrir os pés) e um produto que ajude no relaxamento e na hidratação dos pés, como os sachets da linha Pink. Depois, aguarde 15 minutos — o bem-estar é mágico!

Faça massagens

Depois do escalda-pés, uma massagem vai trazer ainda mais alívio. Pressione levemente os dedos contra a sola dos pés, fazendo movimentos que começam na planta e vão até o calcanhar. Pode até fazer uma pressão um pouco maior com o dedão. Massageie também cada um dos dedos dos pés e finalize dobrando os pés para a frente, com dedos voltados para o seu corpo por alguns segundos.

Use cremes específicos

A massagem nos pés fica até mais gostosa quando você usa cremes hidratantes que deixam a pele mais sedosa. Como é comum andar descalço dentro de casa ou usar chinelos e rasteirinhas, a região pode ficar mais ressecada. Por isso, use hidratantes mais poderosos nos pés, como os com ureia e óleos vegetais na formulação. Reaplique o creme antes de dormir, para que o efeito hidratante seja potencializado.

Quais são os produtos Granado que ajudam a relaxar os pés e as pernas?

Conheça nossos produtos que merecem entrar na sua rotina de cuidados.

Sachets Escalda-Pés

Formulados com cristais de sal marinho, estes sachets são perfeitos para o escalda-pés ao fim de um dia cansativo. Basta colocá-los em uma bacia com água morna e relaxar os pés (e a alma!).

Leite de Imersão para os Pés

O Leite de Imersão traz uma hidratação intensa à região. Quando entra em contato com a água, ele se torna uma espécie de leite super-hidratante, que deixa a pele bem mais suave. Pode ser usado com os sachets na hora do escalda-pés.

Gel Protetor de Calos e Bolhas

Por ser formulado com um blend de silicones, este gel protetor é superútil para aliviar as regiões do seu pé que entram em atrito com o sapato. Também são eficientes para evitar assaduras entre as coxas.

Gel para Pés e Pernas Cansadas

Lembra que, no começo do texto, falamos que o cansaço pode ser uma questão de circulação também? Para esses casos, uma ótima ajuda é o Gel para Pés e Pernas Cansadas, formulado com extratos de hamamélis, ginko biloba, castanha-da-Índia e óleo essencial de menta. Na hora de aplicá-lo, não se esqueça da massagem!

Esfoliante de Pedra-Pomes

Formulado com pedra-pomes, óleo de oliva e cera vegetal, este esfoliante, também da nossa linha Pink, pode ser usado antes de fazer o escalda-pés. Além de deixar a pele mais suave, seus pés podem absorver melhor o hidratante, já que elimina as células mortas da camada mais externa da pele.

Sais de banho

Nossos sais de banho, da linha Terrapeutics, também podem ser usados como escalda-pés: basta acrescentá-los à bacia com água morna. Os sais estão disponíveis nas fragrâncias Castanha do Brasil, Lavanda e Calêndula.

Manteigas hidratantes

Como os pés são regiões naturalmente mais ressecadas, hidratantes mais intensos trazem um melhor resultado, como as Manteigas Corporais, também da linha Terrapeutics, disponíveis nas versões de Castanha do Brasil, Calêndula, Lavanda e Chá Branco. Elas contêm manteigas de karité, cupuaçu e murumuru, óleo de castanha-do-brasil e vitamina E.

Outra opção é nossa Manteiga Emoliente, da linha Pink, que ajuda a regenerar a pele mais ressecada, pois leva também as manteigas de karité, cupuaçu e murumuru e óleos vegetais na composição.

Não deixe de dar a atenção que os pés e as pernas precisam, afinal, eles nos carregam o dia todo. Um pouco de carinho vai ser bom também para sua autoestima e qualidade de vida.

Para relaxar os pés e as pernas, que tal conhecer mais sobre nossa linha Pink? Tem até um kit especial, o Spa Relaxante para os Pés, com vários itens que falamos neste texto!

Carregando...
7730 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.