O que é calêndula e qual é a sua função? Entenda!

O que é calêndula e qual é a sua função? Entenda!
Publicado em: Bem-estar

A calêndula é um excelente relaxante e cicatrizante natural, sabia? Então, fique de olho para descobrir mais!

Você já ouviu falar na calêndula? E na planta de nome “maravilha”? Ambas são nomenclaturas usadas para se referir à mesma florzinha, que tem uma cor predominantemente amarelo-alaranjada e conta com componentes que são ótimos para a saúde e o bem-estar humano.

O chá de calêndula, por exemplo, tem propriedade calmante. Quando usada na pele, ela pode ser considerada analgésica. Então, que tal saber mais sobre essa planta tão potente e entender como você pode usá-la na sua rotina? Aproveite!

O que é calêndula?

A calêndula é uma planta que contém potentes ativos vegetais que beneficiam a nossa saúde. Ela cresce a uma altura de aproximadamente 60 cm e sobrevive mesmo em períodos mais secos do ano, o que garante a incidência de flores por muito tempo. Além das flores alaranjadas, suas folhas contam com um verde-escuro vívido, elas são robustas e podem chegar a 20 cm.

A planta apresenta uma enorme quantidade de florezinhas, que podem ser comparadas às dos girassóis ou às margaridas. A diferença, nesse caso, fica a encargo da cor das pétalas que rodeiam o centro. Além de ser usada de forma ornamental, a planta também é rica em propriedades medicinais e foi muito bem inclusa na indústria de cosméticos.

Além disso, a expressão Calendula é proveniente do latim, que significa “o primeiro dia de cada mês”. Aliás, é graças a essa expressão que se deu origem ao nome do calendário.

Qual é a sua função?

As calêndulas são frequentemente utilizadas em meio a plantações agrícolas, devido à sua função como um inseticida natural. Isso porque ela tem um cheiro que ajuda a afastar os invasores e manter a safra mais protegida.

Ela também é bastante empregada na indústria alimentícia, principalmente para fazer o condimento de caldos e sopas. Mas também pode ser usada para queijos, carne assada e outros. Sua coloração serve também para atribuir tons amarelados em manteigas e licores.

Na indústria cosmética, a calêndula também tem suas finalidades. Ela ajuda a compor cremes altamente hidratantes e, ao mesmo tempo, relaxantes. Além disso, nas farmácias de manipulação, ela é um potente ingrediente para cremes de tratamento com propriedades:

  • cicatrizantes;
  • analgésicas;
  • antissépticas;
  • fungicidas e antimicrobianas;
  • diurética.

E é claro que ela também reserva benefícios para quem opta pelo preparo caseiro, principalmente por meio da infusão de chás. Porém, é importante redobrar a atenção, porque ela tem um significativo potencial abortivo. Sendo assim, é contraindicada para gestantes.

Quais são os benefícios da calêndula?

Vamos conhecer melhor os benefícios tão relevantes da calêndula para o organismo humano? Então, fique de olho para não perder nenhum detalhe!

Cicatrização

A cicatrização é o benefício mais popular da calêndula. Inclusive, muitos estudos já foram realizados nesse sentido, comprovando que funciona mesmo. Uma das principais aplicações da calêndula para a cicatrização é naqueles casos de queimadura, mas ela também pode ser usada para cortes e feridas.

Isso tudo só é possível porque a planta tem propriedades que evitam e combatem a inflamação, além de serem potencialmente calmantes e ainda ajudarem a limpar o local, eliminando os micróbios presentes. Em função desse efeito, o local tende a ficar menos dolorido e inchado.

Alguns estudos ainda apontam que a calêndula aumenta a densidade de fibras de colágeno no local da ferida, reduzindo o fluxo de sangue na região e ajudando a acelerar o processo de cicatrização.

Combate infecções

A calêndula também é uma ótima aliada no combate a infecções. Primeiramente, porque ela contém uma função antimicrobiana, que acaba com fungos, bactérias e demais parasitas que possam comprometer o local.

Além disso, ela acelera o processo de cicatrização da ferida, impedindo novas infecções. Para tanto, basta usar o chá de calêndula frio para fazer a higienização das feridas, por exemplo. Esse processo pode ser repetido várias vezes ao dia.

Alivia inflamações

Como você viu, a calêndula também tem uma importante ação calmante e também é anti-inflamatória. Por isso, pode ser aplicada em locais mais delicados, como a boca, por exemplo, em casos de aftas, gengivite e assim por diante.

Outro benefício é que ela pode ser usada no combate a diversos problemas gástricos. Porém, nesse caso, não existem estudos que confirmem o benefício, apenas a experiência empírica de quem usou o chá de maneira prolongada.

Como a calêndula é usada na Granado?

A Granado sempre confiou nos ativos naturais como grandes aliados na elaboração dos melhores cosméticos. Graças a isso, você pode aproveitar itens de base vegetal e com propriedades riquíssimas, sem efeitos colaterais indesejados.

 

No caso da calêndula, são shampoos, condicionadores, sabonetes líquidos e em barra, hidratantes, esfoliantes, óleos corporais, manteigas corporais, cremes para as mãos, itens para banho de imersão e velas perfumadas que usam o extrato natural do ingrediente como base. Vale a pena conhecer melhor cada um deles e usufruir dos seus efeitos calmantes.

Conheça a linha Terrapeutics:

A linha Terrapeutics é construída a partir de produtos naturais provenientes de diversas regiões do planeta e valoriza as propriedades medicinais de cada um desses elementos. Por isso, usar a calêndula nesse arsenal é uma forma de aproveitar seus benefícios para o relaxamento e para o bem-estar, além de manter a saúde do corpo através da natureza.

E é claro que, usando um produto Granado, você sabe que está livre do uso excessivo de químicos e sintéticos nos seus cosméticos. Além de ter a certeza de que nenhum produto é testado em animais e que todas as nossas composições são pensadas para diminuir o risco de alergia na pele e de impactos negativos para o nosso planeta.

Se você gostou da ideia e quer saber mais sobre os nossos produtos de calêndula ou mesmo sobre a linha Terrapeutics, não deixe de entrar em contato!

Carregando...
3671 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.

Posts relacionados
Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado