Quando usar o pó hemostático pet? Entenda!

Quando usar o pó hemostático pet? Entenda!
Publicado em: Pet

Quem gosta de bichinhos está sempre preocupado em manter a saúde e o bem-estar desses companheiros. Por isso, é importante reconhecer os recursos que estão à disposição quando ocorrem imprevistos desconfortáveis com os animais, como o pó hemostático pet.

Esse pó é um importante aliado naquelas horas em que o animalzinho sofre algum ferimento, como cortes e feridas que apresentam sangramento. Ele ajuda a resolver o problema e ainda manter o seu pet mais confortável.

Para saber mais sobre o assunto, conversamos com Paulo Pagan, que é médico veterinário. Confira!

O que é o pó hemostático?

O pó hemostático é um produto utilizado para estancar pequenos sangramentos. Ele é normalmente utilizado em cortes menores, causados ao fazer a barba e a depilação, remover cutículas, cortar as unhas ou qualquer outro ferimento considerado pequeno.

Sua principal função é obstruir a passagem de sangue pelo local cortado. Isso facilita a cicatrização do local e ainda proporciona uma usabilidade prática e fácil, que pode ser realizada por absolutamente qualquer pessoa.

No caso do pó hemostático para pet, exclusivamente, trata-se de um composto de metais que se apresentam de forma não tóxica para o organismo e auxiliam o processo natural de coagulação, seguindo a mesma lógica do produto destinado para seres humanos.

Para que serve o pó hemostático para pet?

Ter um pet com as unhas cortadinhas para brincar à vontade e sem se arranhar é bom demais, não é? Para isso, é preciso manter em dia a higiene e os cuidados com essa parte dos bichinhos. Se você costuma cortar as unhas deles em casa, sabe que eventualmente podem ocorrer acidentes, resultando em pequenos sangramentos.

Paulo explica que a principal finalidade do pó hemostático para pet é promover o estancamento de sangue do animal quando ele sofre pequenos cortes. Isso acontece bastante durante o corte das unhas dos pets convencionais e não convencionais, mas também pode ocorrer em pequenas feridas de outras naturezas.

Então, se o seu melhor amigo animal costuma ser desastrado ou mesmo brigar com outros pets, pode ser bastante útil ter o produto sempre por perto. Assim, você evita desconfortos e ainda acelera o processo de cicatrização.

Esse produto é bastante utilizado por quem busca soluções simples, práticas e de fácil aplicação para resolver um problema emergente do animal. Além disso, seu efeito é bastante rápido e efetivo, resolvendo a maior parte dos estancamentos pequenos. Outra vantagem é que ele é fácil de armazenar e, por isso, você pode ter em casa.

Qual é a composição do pó hemostático?

De acordo com o veterinário, para promover a composição desse tipo de produto de forma segura e eficaz para o uso em pets, são usados diferentes componentes, como:

  • cloreto férrico hexahidratado;
  • cloreto de alumínio hexahidratado;
  • e sulfato de cobre pentahidratado.

Para usar, é bem simples: basta aplicar uma quantidade suficiente de produto para cobrir o local lesionado. Porém, não se esqueça, esse é um produto de uso externo, então, caso o animal entre em contato com ele por outras vias, como a boa ou os olhos, enxágue com água abundante o mais rápido possível ou leve-o até o veterinário.

Além disso, é importante observar se o animal não vai apresentar nenhuma reação alérgica aos componentes da fórmula. Caso haja sinais de irritação no local, o ideal é suspender o uso e informar o médico veterinário responsável.

Em quais tipos de pet é indicado usar?

O uso mais comum do pó hemostático para pet é em cachorros, gatos e em passarinhos. Mas ele também pode ser utilizado nos chamados “pets não convencionais”, que são as aves (pássaros maiores, galináceos etc.), coelhos, roedores e assim por diante.

Um dos grandes benefícios é que ele pode ser aplicado tanto em filhotes, quanto em pets adultos ou idosos. A idade do animal não interfere no seu funcionamento e, além disso, não há nenhum composto na fórmula que seja contraindicado ou possa prejudicar a saúde dos bichinhos.

No entanto, o especialista adverte:

Recomendo sempre visitas frequentes ao médico do seu animal. Ainda que seu pet se beneficie do medicamento, não deixe de manter seu médico veterinário informado sobre quaisquer adversidades que venham a acontecer.

Assim, se o pet apresentar qualquer comportamento estranho após a aplicação do produto, o veterinário saberá por onde começar a investigar as causas.

Quando é recomendado usar?

Como você já viu, o funcionamento do pó hemostático para pet é bem simples. Ele atua interrompendo o fluxo de sangue em feridas ou cortes que estejam com uma hemorragia ativa. Assim, a saída do sangue é obstruída e a região se torna propícia à agregação de novas plaquetas que vão iniciar o processo natural de coagulação, tudo de forma segura.

Mas, atenção: o pó só é recomendado para aqueles cortes ou lesões pequenas. É importante que o ferimento não ofereça risco iminente à vida do animal; do contrário, os procedimentos devem ser outros. Por isso, Paulo adverte que o produto seja manuseado por um veterinário, que poderá fazer uma análise prévia da situação do machucado.

Também é preciso tomar todo cuidado para que o animal não acabe ingerindo o produto, principalmente quando ele começa a lamber a área afetada. Outro cuidado importante é evitar a aplicação muito próxima a áreas sensíveis, como:

  • os olhos;
  • a boca;
  • a genitália.

Como você deve ter percebido, o pó hemostático é um ótimo produto para ter sempre por perto. Especialmente naqueles momentos em que você for cortar as unhas do seu pet. Mas também pode acabar sendo importante em outras circunstâncias.

No entanto, não se esqueça: cabe sempre uma avaliação do tamanho e da gravidade do ferimento antes de recorrer ao produto. Na maioria dos casos, você pode tentar aplicar o pó e observar se isso será o suficiente para estancar o sangramento. Porém, se não for, procure rapidamente um serviço de atendimento à saúde animal.

E agora que você já conhece os benefícios e a aplicação do pó hemostático para pet, que tal conhecer a linha Pet da Granado? Converse com a gente e saiba mais!

Carregando...
1077 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado