Oud: conheça essa fragrância intensa da Granado

Oud: conheça essa fragrância intensa da Granado
Publicado em: Perfumaria Radar

Que tal um cheiro que remete à sofisticação e ao conforto das madeiras? A Colônia Oud é perfeita para isso!

Se adora uma novidade no universo da perfumaria e gosta de entender sobre ingredientes clássicos, este texto é perfeito para você. Temos a alegria de apresentar a nossa Colônia Oud.

Mas por que o oud é tão raro e comentado por quem ama fragrâncias? Quais os momentos ideais para usá-lo? Para quem ele é indicado? Todas essas dúvidas serão esclarecidas a seguir. Vamos começar?

Precisamos falar da aura de preciosidade que envolve o oud

Oud, que vem do árabe oudh, também é conhecido pelo termo inglês agarwood, árvore cuja espécie se chama Aquilaria malaccensis. Trata-se de uma madeira muito presente no nordeste da Índia e sudeste asiático. Mas um detalhe importante é que o oud não vem propriamente da madeira — o que o torna ainda mais raro.

O ingrediente é produzido a partir de uma resina negra, que se forma nos troncos dessas árvores quando elas são infectadas por um tipo de fungo. Em resposta a essa infecção, a madeira cria um produto de caráter viscoso e escuro muito cobiçado pela perfumaria — o oud.

Para que ele esteja pronto para uso como essência, isso não acontece de maneira rápida, não. A resina vai amadurecendo por centenas de anos antes de ser extraída e destilada para uso em incensos e perfumes.

É por esse motivo que ele também é conhecido como ouro líquido. Afinal, é preciso de cerca de 70 kg de madeira para extrair apenas 20 ml do óleo essencial da substância, que vai se transformar no perfume oud. 

E quanto ao cheiro do oud?

Para quem adora um toque de mistério, glamour e sofisticação nos perfumes, fragrâncias que levam oud na pirâmide olfativa são ótimas opções. O cheiro traz o conforto típico das madeiras, junto de uma sensação acolhedora e aquecida. Mas vai além, viu?

Isso acontece graças a nuances balsâmicas e de couro e um toque incensado. Resumindo? É tão único que caiu no gosto de perfumistas célebres. 

No Oriente Médio, perfumes oud são populares e também estão relacionados à clareza mental e à meditação — neste caso, principalmente nas versões de incenso, que são bem comuns na cultura dos países dessa região.

A Colônia Oud da Granado

Nosso perfume de oud, na verdade, vem na versão colônia e faz parte da linha Vintage, que conta com outras fragrâncias superconhecidas, como Verbena, Folha de Laranjeira, Violeta e Rosa Damascena.

Para você entender um pouco mais da estrutura da Colônia Oud, é fundamental conhecer a pirâmide olfativa da fragrância. Nós a descrevemos na sequência:

  • notas de topo: cardamomo, pimenta-preta e guaiaco — que trazem uma saída aromática logo que você borrifa o produto na pele;
  • notas de coração: cedro, elemi e patchouli. Apesar de o cedro e o patchouli serem mais conhecidos, vale falar do elemi, uma essência que também vem de resinas de árvores. Ela é verde, mas com toque apimentado, que traz mais aroma à Colônia Oud;
  • notas de fundo: oud, sândalo e absinto, que garantem conforto, sensualidade e um toque marcante conforme o perfume evolui na pele.

A Colônia Oud, assim como as demais da linha Vintage, vem em uma embalagem de 300 ml, ideal para usar em abundância e reaplicar ao longo do dia para manter a pele sempre perfumada.

Perfume ou colônia?

Caso você sempre fique na dúvida sobre as diferenças entre perfume e colônia, é importante saber que o ponto principal é a concentração de essências. Na colônia, falamos entre 6 e 8% de essência, enquanto os perfumes têm acima de 10% de concentração. Esse é um dos pontos que fazem com que a fragrância dure mais ou menos na nossa pele.

O peso molecular é outra questão. As essências cítricas são mais leves e tendem a evaporar de maneira mais rápida. Mesmo que a opção de oud da Granado seja uma colônia, o fato de ter muitas notas amadeiradas traz mais durabilidade na pele.

Mas a gente tem uma outra dica para quem quer fazer a Colônia Oud durar mais na pele: aposte na sobreposição de perfumes. Você pode aplicar, primeiro, a Eau de Toilette de Cedro ou Sândalo nos pulsos, peito e pescoço, por exemplo. E, na sequência, borrifar a Colônia Oud sem moderação.

Uma vez que há cedro e sândalo na pirâmide olfativa de nosso oud, os cheiros se complementam e acabam durando mais na pele — além de tornar a fragrância ainda mais exclusiva. Também vale manter a pele sempre hidratada, pois isso ajuda o cheiro a se fixar por mais tempo.

Agora, vamos entender quando usar o perfume oud

Como nosso perfume oud vem na versão colônia, ele se torna um coringa e pode ser usado em qualquer momento, seja no trabalho, para ficar em casa e manter o frescor ou em ocasiões mais especiais. Caso você queira usar em eventos à noite, apostar na sobreposição também o torna mais marcante.

Ele é um perfume para homens e mulheres

As colônias da linha Vintage são todas compartilháveis, o que significa que a de oud pode ser usada por homens e mulheres tranquilamente. Afinal de contas, o que vale mesmo na hora de se perfumar é escolher fragrâncias que realmente gostamos e que nos trazem conforto.

Todos os perfumes e colônias da Granado levam álcool neutro na composição, o que não deixa aquele cheiro de álcool logo que você aplica na pele, e passam pelo processo de maceração, que eleva a fragrância a uma qualidade superior, fazendo com que todas as notas fiquem mais harmônicas.

Um perfume oud pode ser raríssimo, como você viu. Ainda assim, trouxemos uma opção acessível e que casa com o clima brasileiro, combinando tanto com dias quentes quanto com aquele clima mais frio. Além disso, é incrível usar na pele um ingrediente com tanta tradição no mundo, não é mesmo?

Gostou de saber mais sobre nosso perfume oud? Então, não deixe de passar no site da Granado e ver todas as opções de fragrância que oferecemos!

Carregando...
1891 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.