Qual é a importância dos cuidados com a pele negra? Entenda!

Qual é a importância dos cuidados com a pele negra? Entenda!
Publicado em: Bem-estar

Ela tem mais melanina que a pele mais clara, o que a protege melhor dos raios solares. Além disso, conta com mais colágeno, o que proporciona um aspecto sedoso e retarda o aparecimento das linhas de expressão. 

Mesmo contando com esses benefícios, a pele negra requer cuidados importantes a serem colocados em prática. Por exemplo, ela precisa ainda mais de proteção solar, porque é mais propensa a criar as tão temidas manchinhas de melasma.

Quer saber mais? Conversamos com a Dra. Katleen da Cruz Conceição, dermatologista especializada em pele negra, que nos contou quais são as principais características da pele negra e como devem ser feitos os cuidados. Acompanhe!

Quais são as características da pele negra?

É fato que cada pele é única, e a forma como ela se apresenta externamente depende de várias condições, inclusive do estilo de vida. No entanto, cada tipo tem particularidades compartilhadas. Veja as especificidades da pele negra!

Melanina

A cor negra se deve a uma maior concentração de melanina. Essa proteína é produzida por melanócitos a partir de um aminoácido chamado tirosina. Ela protege contra os raios solares e retarda o envelhecimento. 

Tonicidade

Pele linda, jovem e firme! Uma característica da pele mais escura é conter mais colágeno. A substância dá mais elasticidade à derme, contribuindo para que tenha menos linhas de expressão, menos celulite e menos flacidez.

Oleosidade

Existem peles negras de todos os tipos. Mas, no rosto, a tendência é que as glândulas sebáceas sejam mais ativas, o que, consequentemente, aumenta a oleosidade. Assim, uma rotina de cuidados é essencial para deixá-la mais equilibrada.

Quais são os principais problemas enfrentados por quem tem pele negra?

Assim como a pele clara tem seus problemas típicos, a mais escura também enfrenta seus desafios. Conheça os principais!

Melasma

A grande quantidade de melanina predispõe a pele à melasma, que são manchas de pigmento amarronzado. Sol, acne e picada de mosquito são algumas das condições que contribuem para o aparecimento do problema. 

Segundo a Dra. Katleen, essa é a maior queixa na clínica. No entanto, é preciso entender que a criação de pigmentação é uma reação característica desse tipo de derme. Portanto, mesmo em procedimentos mais simples, como uma limpeza de pele, é comum aparecerem pequenas manchas.

Foliculite, acne e espinhas

Foliculite é uma infecção de pele que se inicia nos folículos, lugar onde nascem os pelos. Pode causar coceira e inflamação e dar um aspecto avermelhado ou arroxeado ao local. A condição atrapalha, principalmente, quem apresenta mais oleosidade. O sebo também contribui para a formação de acne e espinhas. 

Secura

Por outro lado, a derme do corpo tende a sofrer com a secura. Isso acontece porque a pele dessa região é mais espessa, o que prejudica a absorção dos ativos hidratantes. Manchas esbranquiçadas são comuns em áreas como joelhos e cotovelos.

Quais são os principais cuidados que a pele negra exige?

Tomando alguns cuidados com a pele negra, é possível driblar seus principais problemas. Dra. Katleen sugere os seguintes:

Higienização

Para equilibrar a oleosidade do rosto, é necessário usar produtos adequados. “Sabonetes com ácido salicílico, glicólico ou niacinamida são boas opções”, ressalta a especialista. 

Protetor solar

É um mito achar que pele negra não precisa de proteção solar. “Sempre indico filtro solar FPS30 e sem óleo. Se possível, um com pigmento para evitar a melasma, pois a pele pode manchar mesmo com luzes não naturais, como a da tela do computador”. 

A reaplicação do produto é importante após o suor, contato com a água ou 3 horas de aplicação. Uma dica é ter um filtro solar em pó, na bolsa, já que dá para passá-lo por cima da maquiagem.

Além disso, muitas pessoas não imaginam, mas a pele negra também está sujeita ao câncer. A médica ainda chama a atenção do público masculino. “Os homens nem sempre têm essa orientação, mas eles também precisam de uma proteção solar”. A dica para eles é um produto com aspecto gel-creme, que tem uma textura mais fluida e não acumula na barba.

Hidratação 

Para o rosto, a médica indica um produto com substâncias antioxidantes, como ácido hialurônico e vitamina C, que ajudam no combate aos radicais livres. No corpo, o ideal é usar hidratantes poderosos. Outra dica da dermatologista é um sabonete líquido, que costuma ser mais oleoso e proporcionar a hidratação necessária.

Esfoliação

O esfoliante ajuda a retirar as células mortas e, com isso, afastar a foliculite e as toxinas presentes. Então, está na lista dos principais cuidados com a pele oleosa. Para o rosto, escolha um mais suave.

Alimentação e água

Boa alimentação e água são importantes cuidados com a pele sensível, seca, oleosa, mista e normal. A hidratação vem de dentro para fora, e não adianta muito cuidar do externo se ingerimos alimentos pobres em nutrientes e prejudiciais ao organismo.

Saúde mental

A Dra. Katleen também enfatiza um ponto: a forma como nos cuidamos e levamos a vida faz toda a diferença. Ter uma pele radiante começa na mente. O estresse, por exemplo, contribui para o surgimento de acne e alergias.

Escutar uma boa música, ter relações saudáveis, tirar um tempo para o seu autocuidado, praticar atividades físicas, cuidar das emoções e fazer psicoterapia são formas de conquistar a leveza necessária. 

Quais são os benefícios de tomar os devidos cuidados com a pele?

Quanto mais cedo esses cuidados são iniciados, mais a sua pele agradece. Assim, pessoas de 20 e poucos anos precisam usar, no mínimo, o protetor solar, combinado? Já o ácido hialurônico e a vitamina C podem ter início lá pelos 30. Os benefícios são conquistar uma pele mais saudável, bonita e iluminada, além de ter a oportunidade de chegar à terceira idade usufruindo de mais bem-estar.

Ter cuidados com a pele negra é essencial. Eles ajudam a preservar melhor as características típicas dessa derme e previnem o surgimento dos problemas. Para isso, tenha em mente nossas dicas de como manter a pele saudável e as coloque em prática no dia a dia, está bem?

Gostou de ficar por dentro dos cuidados com a pele negra? Aproveite e nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter. Assim, você acompanha de perto mais informações para seu bem-estar!

Carregando...
281 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Dra. Katleen Conceição
Dra. Katleen Conceição

Katleen Conceição é médica com Pós-graduação em dermatologia e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro. Especializada em pele negra, Katleen é chefe do Ambulatório de dermatologia para pele negra na Santa Casa de Misericórdia, no Rio, chefe do primeiro setor de dermatologia para pele negra no Grupo Paula Belotti e membro da Skin of Color Society, dos EUA.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado