Alergia de pele: saiba os cuidados necessários para evitá-las

Alergia de pele: saiba os cuidados necessários para evitá-las
Publicado em: Bem-estar

Durante o verão, muitas pessoas costumam apresentar quadros de alergia, e é preciso cuidar bem da pele para que essas reações não aconteçam

Os quadros de alergia na pele não são raros e podem se manifestar em pessoas de todas as idades. Durante o verão, eles ocorrem com certa frequência por causa da exposição a diversos fatores e, também, pela perda da proteção natural da derme.

Coceira, vermelhidão, inchaço, bolhas e outras reações caracterizam esses quadros alérgicos. A boa notícia é que, com alguns cuidados simples, conseguimos manter a pele saudável e protegida, evitando que as alergias se manifestem.

Ao adotar as medidas certas, você também terá uma pele radiante durante todo o verão, aproveitando tudo o que os dias quentes têm para oferecer de melhor. Veja só o que é preciso fazer para garantir sua beleza e saúde!

São necessários cuidados especiais com a pele no verão?

Em todas as estações do ano, estamos propensos a desenvolver alergia na pele. Isso porque esse problema é uma reação do organismo ao contato com algum agente irritante. O sistema imunológico desencadeia um processo inflamatório e sintomas típicos de quadros alérgicos, como:

  • vermelhidão;
  • coceira;
  • inchaço;
  • erupções;
  • bolhas.

Algumas pessoas naturalmente apresentam uma pele mais sensível para alergias. No entanto, durante os dias mais quentes, mesmo aqueles que têm uma derme considerada normal ficam suscetíveis aos quadros alérgicos.

Isso acontece porque a pele tem uma camada natural de proteção. Sua umidade natural, que garante a hidratação, e sua microbiota ajudam a mantê-la saudável e bonita. Mas, nos dias mais quentes do ano, algumas situações e hábitos podem abalar essa proteção.

É muito comum, por exemplo, que as pessoas tomem mais banhos, para se refrescar. Elas também frequentam piscinas, praias e cachoeiras, usam diferentes produtos e ficam expostas a sol, vento e ar-condicionado, entre outras situações.

Tudo isso pode ressecar a pele e, consequentemente, fazê-la perder a proteção natural de que falamos. Dessa forma, aumenta a sua sensibilidade, o que, quando em contato com um agente irritativo, desencadeia as alergias.

Quais são as alergias de pele mais comuns no verão?

A alergia na pele pode se manifestar de diversas formas, principalmente, as que citamos a seguir.

Dermatite atópica

É uma doença de pele não contagiosa que advém de uma condição natural do organismo da pessoa. Seus sintomas se manifestam, em especial, quando a pele fica muito ressecada. É por isso que as crises podem surgir com intensidade no verão. Nesse caso, vale a pena apostar em itens de fórmula suave e que não tenham corantes, como nossos sabonetes com base de glicerina vegetal.

Dermatite de contato

Diferente da forma atópica, a dermatite de contato é uma alergia na pele que acontece quando a pessoa tem contato com uma substância específica. Pode ser categorizada como dermatite por sensibilização ou irritativa.

Urticária

Essa reação alérgica atinge as camadas mais superficiais da pele. Consiste em uma lesão de tonalidade avermelhada que forma relevos onde a irritação está, causando, também, uma coceira muito incômoda.

Fotodermatite

Conhecida como alergia ao sol, consiste em uma reação exagerada do organismo quando a pele é exposta à radiação solar. Muitas vezes, mesmo com a proteção de tecidos, ficar ao sol provoca coceira, vermelhidão e a erupção de bolinhas avermelhadas ou brancas na pele.

O que pode causar alergia na pele?

Como você viu, existem diferentes fatores que levam à alergia na pele. Em alguns casos, a pessoa já tem propensão para desenvolver irritações; em outros, uma substância ou situação específica deixa a derme incomodada. Mas também pode ser que um conjunto de fatores esteja reduzindo a imunidade dela.

Alguns agentes alergênicos bastante comuns do verão são:

  • produtos de higiene pessoal;
  • cosméticos;
  • cloro da piscina;
  • fatores ambientais (sol, vento);
  • picadas de insetos.

Existem, ainda, muitos outros fatores que podem provocar alergia, tanto no verão quanto em qualquer outra época do ano, como:

  • determinados alimentos;
  • substâncias químicas;
  • tecidos e materiais ásperos;
  • produtos de limpeza;
  • estresse emocional;
  • medicamentos.

Afinal, como explicamos, cada pessoa apresenta uma reação diferente a um determinado fator; por isso, tudo depende do seu organismo.

Como prevenir e tratar as alergias de pele?

Somente um profissional, como o dermatologista, pode indicar o melhor tratamento para alergias na pele. A abordagem depende do tipo que se desenvolveu, sua intensidade, causa e necessidades orgânicas da pessoa.

No entanto, com os cuidados certos, conseguimos manter a pele hidratada e saudável, evitando que as alergias se manifestem. Inclusive, quando elas são provocadas pelo contato com algum produto de beleza ou higiene pessoal ou causadas pelo ressecamento, a tendência é uma melhora dos incômodos.

A principal medida é identificar o que provoca essa alergia. Analise se ela ocorre, por exemplo, depois do uso de algum sabonete, creme ou perfume. Veja se está associada ao consumo de algum alimento ou se ocorre após a exposição ao sol.

Tenha atenção com a temperatura da água na hora de tomar banho, pois, quando muito quente, ela tende a ressecar a derme. Por fim, confira os seus próprios hábitos, pois a alimentação influencia a saúde da pele, e é importante beber bastante água para garantir a hidratação dela.

É válido ressaltar que não se deve aplicar qualquer produto ou remédio sobre uma pele irritada sem a recomendação de um especialista. Assim, evite os tratamentos caseiros para alergia na pele, preferindo fazer a prevenção.

Quais produtos podem ajudar a manter a pele saudável?

A hidratação é um fator fundamental para prevenir alergia na pele, porque, como vimos, quando ela fica ressecada, há uma propensão maior para irritações. Também é necessário garantir que esteja sempre limpa.

Sendo assim, você vai precisar de produtos que higienizem a pele de uma forma suave, garantindo que a sua umidade natural seja preservada. Tudo começa com a escolha de um bom sabonete, que mantenha a barreira de proteção e não resseque.

Outro produto fundamental é o creme ou loção hidratante. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, ele não aumenta a oleosidade da pele, mas evita que ela perca água. É por isso que esse produto também é recomendado para pessoas que têm pele oleosa.

Não se esqueça de que é preciso usar produtos diferentes para o corpo e para o rosto. No segundo caso, você também pode utilizar uma água termal, que vai ajudar a manter a tonicidade da pele; e escolha uma loção de limpeza que ajude a hidratar, já que o rosto é um pouco mais sensível.

Tanto para a face quanto para o corpo, finalize os cuidados com um bom protetor solar. Uma vez por semana, é válido aplicar um esfoliante, porque ele ajuda a remover as camadas de células mortas, facilitando a penetração dos demais produtos e evitando irritações.

Como os produtos da Granado podem ser úteis?

Para minimizar as chances de ocorrer uma alergia na pele, é muito importante usar produtos cuja composição respeite as características da derme. É por isso que os produtos Granado têm de base vegetal.

Temos sabonetes, óleos, hidratantes e esfoliantes, entre outros, compondo uma linha completa enriquecida com extratos de ervas e plantas. Eles garantem uma limpeza suave mantendo a proteção e saúde da pele, para que ela seja revigorada.

Trazem fragrâncias deliciosas e naturais, que deixam o corpo perfumado por mais tempo. Além disso, os produtos Granado não são testados em animais. Tudo para garantir formulações seguras, eficazes e que proporcionam bem-estar e um estilo de vida saudável.

Mesmo pessoas mais sensíveis podem prevenir a alergia na pele adotando cuidados com produtos certos. Então, tenha atenção ao fazer essa escolha, preferindo sempre composições seguras e suaves, para aproveitar ao máximo o verão, com mais saúde e uma pele linda!

Acesse o site da Granado para conhecer toda a nossa linha de produtos! Oferecemos diversas opções para cuidar bem da sua pele, alcançando mais bem-estar e qualidade de vida!

Carregando...
3182 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.

Comentários
Você sabe o que é dermocosmético?
Carregando...
[…] os produtos dessa categoria não contêm corantes e conservantes, o que reduz bastante o risco de alergias e irritações, principalmente para quem tem pele sensível. Para ser classificado como […]
Conheça a linha Granado Terrapeutics e se apaixone! - Pharol Granado
Carregando...
[…] de origem animal. Eles também apresentam fórmulas biodegradáveis, que minimizam o risco de alergia na pele e contribuem com a […]
Como fazer uma massagem facial em casa? Entenda! - Pharol Granado
Carregando...
[…] há muitas regras! Desde que se evitem loções de outras áreas do corpo, para não ter acne ou alergia na pele, está tudo […]
Descubra como usar perfume do jeito certo e mais duradouro
Carregando...
[…] há uma área em que é proibido aplicar perfume: a região genital. A prática pode gerar alergias sérias e causar problemas. Prefira sempre locais expostos, seguindo a dica de misturar partes mais quentes […]
Quais doenças de pele se agravam no verão?
Carregando...
[…] típicos dessa época do ano. Apesar de muito agradáveis, oferecem sérios riscos, podendo causar alergias na pele, micoses e outros, se não adotarmos medidas […]
Barreira cutânea: o que é, qual a importância e como protegê-la?
Carregando...
[…] fatores que podem agredir a barreira cutânea e aumentar a suscetibilidade da pele a problemas como alergias e desidratação. Assim, precisamos cuidar bem dessa proteção […]
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado