História Phebo

Perfumaria Phebo, tradição em moda e beleza.

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Perfumaria Phebo, com a visão de criar uma de perfumaria de altíssima qualidade, com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova era da perfumaria brasileira. 

 

Naquele mesmo ano foi desenvolvido o primeiro produto da marca, o Sabonete Odor de Rosas. Com formato oval, transparente e escuro, sua fragrância combinava essência de pau-rosa a mais de uma centena de outros ingredientes, como sândalo, cravo da Índia e canela de Madagascar, entre outras. Na época, o sabonete mais usado era o de Coco: de cor branca, formato retangular e com fragrância do ingrediente tropical. A novidade de Phebo foi recebida com muito entusiasmo e deu início ao que tornaria a ser uma assinatura da perfumaria: produtos ousados com alta concentração de fragrância. Até hoje, o sabonete Odor de Rosas é o carro-chefe da marca.

 

Em 1946, em um passeio pelos Alpes Suíços, Mario Santiago ficou admirado com a beleza local e particularmente atraído pelo perfume de uma florzinha roxa, a Alfazema. A Perfumaria voltaria a inovar com o lançamento da Colônia Seiva de Alfazema. Apesar da flor não ser cultivada no Brasil, devido às condições climáticas, a fragrância tornou-se uma das preferidas entre os brasileiros.

 

Na década de 1950, a Phebo apoiou diversos concursos de beleza e chegou a receber a visita da então Miss Brasil, Martha Rocha, em sua fábrica. Com o processo de reposicionamento da marca, ocorrido em 2007, procurou-se resgatar essa tradição. Como estratégia, a brasileira associou-se a nomes da indústria da Moda e buscou traduzir a sofisticação e o luxo das passarelas em suas criações.

 

A primeira parceria do tipo se deu com a estilista brasileira Isabela Capeto. O Perfume Isabela Capeto foi o primeiro produto brasileiro do tipo reconhecido internacionalmente nos quesitos fragrância, embalagem e comunicação. No ano de seu lançamento, em 2007, o perfume conquistou dois prêmios da Associação Brasileira de Embalagem: Melhor Embalagem para Perfume e Melhor Design de Embalagem para Perfume. No mesmo ano, o premiado perfume ganharia ainda o Worldstar for Packaging, da World Packaging Organization.


Antes de ser incorporada ao Grupo Granado, a Perfumaria Phebo fez parte das multinacionais Proctor & Gamble e Sara Lee. Depois da mudança, seus produtos logo absorveram a cultura da ‘pharmácia’ e passaram a ser formulados com base vegetal. Seguindo uma tendência mundial de um retorno a valorização a marcas tradicionais de qualidade, a Phebo hoje aparece para o seu público com uma ampla linha de produtos: sabonetes, desodorantes, hidratantes, colônias, perfumes, velas perfumadas, difusores de ambiente e maquiagem.

 

A qualidade dos produtos e a originalidade de suas fragrâncias conquistaram quatro gerações de brasileiros, alçando a Perfumaria Phebo ao topo das marcas de cosméticos mais respeitadas e reconhecidas do mercado brasileiro.