Self care: quais as mudanças dos hábitos de higiene e bem-estar após a pandemia?

Self care: quais as mudanças dos hábitos de higiene e bem-estar após a pandemia?
Publicado em: Bem-estar

Entenda como as tendências de autocuidado mudaram nos últimos anos!

Quando o assunto é self care, várias palavras-chave vêm à mente. Cuidados com a pele, atenção à saúde mental, momentos de relaxamento, promoção da qualidade de vida: tudo isso tem a ver com o autocuidado.

O melhor de tudo é que existem diversas práticas que podem ser realizadas para garantir um maior cuidado com a própria saúde e o bem-estar. No entanto, com a pandemia, vários hábitos sofreram algumas mudanças.

Afinal, as pessoas deixaram de ir a SPAs, ou outros ambientes que incentivam o self care, e passaram a realizar os rituais de autocuidado em casa. E essa mudança gerou novas tendências.

Quer saber quais são elas? Acompanhe este post e confira os principais hábitos de autocuidado que passaram por alterações durante a pandemia!

Consumo de produtos para banho

Com mais tempo em casa, as atividades de lazer e relaxamento precisaram inovar para garantir o isolamento social. Não é à toa que o banho se tornou um momento ainda mais importante na vida de diversas pessoas.

As maiores empresas de pesquisa de tendências apontam um crescimento significativo na busca das pessoas para o banho como um ritual de bem-estar, e não mais apenas como um processo "obrigatório" de higiene.

Por esse motivo, é possível notar um aumento do consumo de produtos de higiene e beleza no mercado, principalmente por meio de compras online. Tudo isso para garantir que essa hora do dia promova mais conforto, prazer e relaxamento.

Acessórios para o banheiro, como banheiras, chuveiros e decoração ambiente também foram mais procurados desde o início da pandemia, segundo o WGSN. Assim, é possível criar um mini-SPA em casa.

Uso de produtos sustentáveis

Diversos episódios vividos durante a pandemia promoveram um olhar mais atento às questões ambientais. Um exemplo disso foram os canais de Veneza que se tornaram mais limpos à medida que menos turistas visitavam o local.

Assim, várias pessoas começaram a refletir também sobre a necessidade de adotar medidas que ajudassem na preservação da natureza. Uma maneira encontrada para aliar esse desejo à busca de bem-estar, durante o período de relaxamento, foi com o uso de produtos de higiene e cosméticos sustentáveis.

Inclusive, é possível apostar na sustentabilidade para criar os rituais de banho. Com produtos de ingredientes menos nocivos ao meio ambiente e meios de produção mais responsáveis, esse cuidado é garantido. A Granado, por sua vez, faz a sua parte reciclando 100% das suas embalagens, em parceria com a EuReciclo.

Consumo consciente

O consumo consciente é uma tendência que já estava presente entre as pessoas mesmo durante a pandemia. No entanto, ao passar mais tempo em casa, e com a mudança nos hábitos de consumo com as compras virtuais, as pessoas passaram a ter um olhar diferente sobre esse ponto.

Reflexões sobre os desejos de consumo, frequência de compras, marcas, ingredientes, qualidade dos produtos, entre vários outros aspectos, se tornam cada vez mais frequentes. Na moda, por exemplo, o movimento cíclico no consumo tem feito grandes empresas "second hand" alavancarem suas vendas. E esses são ótimos passos para uma sociedade sustentável e consciente!

Como vimos, self care vai bem além de adotar práticas que ajudam a se sentir melhor no dia a dia. A escolha de produtos de qualidade e que acompanham essas mudanças de hábitos também fazem parte do autocuidado e ajudam a garantir um maior bem-estar, tanto físico quanto mental.

E você? Quais são os seus novos hábitos desde que a pandemia começou? Compartilhe com a gente nos comentários!

Carregando...
241 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado