Responsabilidade ambiental: como a Granado cuida do meio ambiente?

Responsabilidade ambiental: como a Granado cuida do meio ambiente?

A gente tem muito orgulho das nossas ações de responsabilidade ambiental. E vamos contá-las em detalhes!

Você já parou para pensar que as suas atitudes também estão associadas à responsabilidade ambiental? E são detalhes simples, como desligar o chuveiro enquanto se ensaboa durante o frescor do banho, apagar as luzes quando ninguém usa um determinado cômodo da casa ou mesmo pesquisar quais empresas você escolhe consumir.

Sim, porque essas empresas podem ter mais ou menos responsabilidade ambiental. Uma vez que o local tem um cuidado maior com sustentabilidade de recursos e conta com programas que apoiam algumas iniciativas, você também está tendo uma atitude positiva ao comprar dessa marca.

Você já conhece a qualidade dos produtos Granado — afinal, a gente fala direto aqui sobre como usamos ingredientes de qualidade para nossos sabonetes, perfumes e demais itens, certo? Mas conhece também as ações de responsabilidade ambiental da Granado? Pois é isso que queremos mostrar por aqui. Além, é claro, de dar algumas dicas para você também ter mais cuidado com a natureza. Vem com a gente pra saber!

Qual é a importância da responsabilidade ambiental nas empresas?

Todos os recursos naturais precisam ser usados com cautela, assim como devemos refletir sobre os resíduos que geramos. Se uma empresa não aposta em atitudes sustentáveis, como por exemplo energia limpa ou tratamento de água, ela não está pensando no mundo que vai deixar para as gerações futuras, e isso traz impactos negativos.

Essa herança ruim não é um problema somente para a empresa, ela vai afetar as nossas vidas também — de nossos filhos e netos, inclusive. Portanto, quando uma empresa tem responsabilidade ambiental, ela usa os recursos de forma sustentável e age a favor da preservação do meio ambiente.

Quanto aos consumidores, vale muito a pena prestar atenção no quanto uma marca cuida da preservação da natureza. Mais que qualidade, é muito bacana comprar de quem também tem responsabilidade ambiental, concorda? Indiretamente, é uma forma de sermos mais responsáveis.

E o que a Granado faz para cuidar do meio ambiente?

Nosso complexo industrial de Japeri, onde cada produtinho Granado é produzido, conta com cobertura verde de 80%. Também recuperamos o lago quase seco da fábrica, fazendo a manutenção periodicamente e que hoje tem a presença de diversos peixes.

Devido ao reflorestamento e à manutenção do lago, houve redução das temperaturas, amenizando o microclima local e devolvendo a fauna nativa para a região. Além disso, fazemos a coleta seletiva do nosso lixo. Mas tem muitas outras iniciativas de responsabilidade ambiental da Granado. Veja quais são!

Parceria com o Instituto Arara Azul

Parte dos recursos da Granado vai para o Instituto Arara Azul, organização não-governamental voltada à preservação da fauna brasileira. Assim, esse projeto incrível pode seguir realizando estudos, pesquisas e agindo a favor da conservação da arara-azul em seu ambiente natural.

O Instituto apoia, ainda, o estudo de araras-vermelhas, tucanos, gaviões, corujas, patos-do-mato e outras espécies do Pantanal.

Recursos para a No Extinction — Nex

O objetivo da Nex é preservar os felídeos da fauna silvestre do Brasil, que são ameaçados de extinção. Assim, com a ajuda da Granado e de demais empresas do setor privado, a entidade consegue manter um criadouro científico para a conservação dos animais. Ou seja, na prática, é possível criar, reproduzir e manter espécies da fauna silvestre nativa em cativeiro para realizar e subsidiar programas de conservação.

Limpeza da água da produção

Toda a água utilizada na Granado é tratada com alta tecnologia para que não retorne contaminada ao ambiente — legal, né? Assim, resíduos industriais ou de esgoto não vão impactar de forma negativa o meio ambiente, garantindo a segurança da atual e das futuras gerações.

Uso de energia renovável

Mais um cuidado que mostra a responsabilidade ambiental que temos na Granado: usamos energia de fontes limpas, logo, a geração de nossa eletricidade não causa impactos ruins.

Dessa forma, a gente ganhou o Certificado de Energia Renovável Sinerconsult e Comerc Energia. O motivo, você viu: não causamos a emissão de gases de efeito estufa, pois nossa energia é produzida por fontes geradoras renováveis.

Selo do Conselho de Manejo Florestal

Essa é uma certificação florestal internacionalmente reconhecida. Ela prova a origem sustentável das embalagens, como os refis de sabonetes líquidos e as caixinhas dos sabonetes em barra da linha Terrapeutics, que reduzem em 84% o uso de plástico nas atuais embalagens em comparação às embalagens originais.

Sem testes em animais

Para quem é contra testes em animais e sempre se pergunta se uma marca faz ou não esses procedimentos nos bichinhos, mais uma tranquilidade pra você: a Granado não testa nada em animais!

Além disso, a gente apoia a ONG Focinhos de Luz, com doações pontuais e kits para quem tem a atitude incrível de adotar um pet. A Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (SUIPA) também recebe nosso apoio com doações.

Somado à responsabilidade ambiental, o lado social também está no radar da Granado, sabia? São inúmeras iniciativas, como patrocínio a atletas, apoio ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e à Central Única das Favelas (CUFA).

A Granado ainda faz doações de produtos de higiene e óleos, que ajudam no tratamento de pacientes, ao Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ao todo, contando a parte social e ambiental, são mais de 50 entidades beneficiadas com nossos incentivos.

O que você pode fazer pelo meio ambiente também?

Dá uma felicidade saber que a marca que você usa tem ações de responsabilidade ambiental e social, não é mesmo? Mas, saiba que, além de comprar de empresas com esse DNA, você pode ajudar de outras formas:

  • recicle seu lixo — separe papel, plástico, vidro e metal do que é orgânico e fale com as associações do bairro para fazer o descarte;
  • vai se desfazer de eletrônicos? Entre em contato com a prefeitura da cidade para descartar no local correto;
  • repense o seu excesso de consumo e também faça doações daquilo que não está mais usando;
  • economize água todo dia, no banho, ao lavar louça ou limpar a casa;
  • conheça ONGs e projetos socioambientais do seu bairro e ajude. Não precisa nem ser com dinheiro, que tal o voluntariado?

Quando todo mundo trabalha melhor a responsabilidade ambiental, trata com respeito a natureza e o meio ambiente, essa é a chave para uma vida mais sustentável!

Agora, nossa dica é que você compartilhe este texto nas suas redes sociais, assim, mais gente vê as ações da Granado e como pode tornar o mundo um lugar melhor. Toda ajuda conta!

Carregando...
817 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado