Por que usar difusores de ambientes? Conheça os benefícios

Por que usar difusores de ambientes? Conheça os benefícios
Publicado em: Bem-estar

Os difusores de ambiente são uma excelente opção para quem gosta da casa sempre perfumada, aconchegante e com sensação prolongada de limpeza

É delicioso tomar um banho e passar na pele um hidratante bem perfumado, ou então aplicar uma fragrância, não é verdade? Mas tudo fica ainda melhor se a casa também estiver cheirosa, já que a sensação de bem-estar será prolongada. Você pode usar os difusores para fazer isso!

O difusor de ambientes é um grande aliado na hora de trazer aconchego para os diferentes espaços da casa. Ele tem a vantagem de ser muito simples e prático, além de estar disponível em diferentes perfumes para você escolher aquele que agrada mais o seu olfato.

Gostou da ideia? Então, você vai gostar ainda mais de conhecer os benefícios de usar os difusores na sua casa. Quem conta para a gente quais são eles é a especialista em perfumes Helen Augusto!

O que são difusores de ambientes?

Os difusores de ambiente são um acessório utilizado com o objetivo de espalhar perfume em um determinado espaço. Porém, para fazer isso ele não utiliza recursos tecnológicos, e sim a própria ação natural da evaporação de líquidos.

O difusor é composto por um frasco, pelo perfume e algumas varetas, geralmente de madeira. Elas devem ser mergulhadas no perfume para que possam absorver o líquido para que ele evapore pelo ambiente, difundindo a fragrância.

Quais os benefícios de usar difusor de ambientes?

Você também já deve ter visto diversas receitas e artimanhas para fazer com que a casa fique mais perfumada, não é? Mas os difusores de ambiente podem cumprir bem esse papel de uma maneira muito simples, sem dar trabalho. Por isso, eles trazem uma série de benefícios, e com a ajuda da Helen, listamos os principais a seguir.

Ambientes mais perfumados

“Os difusores em varetas são ideais para quem gosta de manter vários cômodos da casa ou escritórios de trabalho perfumados, e diferenciá-los por meio de cheiros alternados”, conta Hellen.

Isso acontece porque o perfume do difusor fica mais concentrado onde ele está. Então, podemos escolher um perfume para cada ambiente de acordo com aquilo que agrada mais o olfato, ou conforme as sensações que queremos despertar.

Sensação prolongada de casa limpa

Os difusores também deixam os ambientes aconchegantes porque ajudam a prolongar a sensação de casa limpa. Afinal, por mais que o produto de limpeza tenha uma boa qualidade, o perfume dele é passageiro.

Essa é uma boa alternativa também para quem tem pet em casa. Segundo Helen, os difusores ajudam a controlar odores desagradáveis, e justamente por isso também são uma boa alternativa para a cozinha. Nesse cômodo, eles reduzem o cheiro dos alimentos gordurosos e de frituras.

Complemento da decoração

O design dos difusores de ambiente é pensado para que eles tragam um complemento para a decoração. Ou seja, você não precisa ficar escondendo esse acessório porque ele é bonito e elegante.

Somente o difusor já tem esse toque decorativo, mas você pode complementar a estética combinando, por exemplo, com algumas velas ou pedras, até mesmo vasos de planta, ainda que sejam permanentes.

Mais bem-estar e menos estresse

Você lembra que explicamos que é possível despertar sensações usando os difusores de ambiente? Isso acontece em função da fragrância que ele contém. A seguir Helen explica melhor o porquê.

“Estudos profundos, feitos por empresas de perfumes, indicam que determinados ingredientes e compostos perfumados trazem tranquilidade e melhoram nosso humor, mesmo que subliminarmente”. Assim, os perfumes ajudam a manter a tranquilidade.

Além disso, uma das recomendações para aliviar o estresse e também a ansiedade é respirar profundamente para controlar esse processo, oxigenar melhor o organismo, a mente e alcançar a sensação de bem-estar.

Se você estiver em um ambiente perfumado que tem um cheiro que agrada o seu olfato, o efeito será ainda melhor. Afinal, segundo Helen, os perfumes que contêm mais dos ingredientes que nós apreciamos são capazes de intrigar, produzir relaxamento e proporcionar uma apreciação maior do momento.

Como usar os difusores pela casa?

Como você viu, a especialista diz que é interessante utilizar difusores de ambiente para perfumar a casa porque você pode personalizar o cheiro de cada cômodo. Segundo ela, o ideal é que os difusores sejam espalhados pela casa de acordo com a preferência olfativa de cada um.

“Deixe-os em cantos onde não serão facilmente tocados por quem passar, em salas de TV, mesinhas de apoio, ao lado da cama, em galerias e passagens, corredores de acesso, escritórios e lavabos”, recomenda a especialista.

No caso dos ambientes muito grandes, ou aqueles que têm o teto duplo, por exemplo, Helen explica que é preciso colocar mais de um difusor com o mesmo perfume para alcançar um resultado melhor.

Para quem gosta de um perfume mais intenso, Helen diz que vale combinar os difusores com os aromatizadores de ambiente. Eles costumam ser apresentados em embalagens pump spray e devem ser borrifados pelo ambiente a cada duas horas.

Quais são as melhores opções de difusores?

A Granado disponibiliza diversas opções de difusores de ambiente com os mais variados perfumes. Helen explica que em geral eles trazem uma fragrância com toque de frescor, com intensidade de leve a moderada, para que os ambientes fiquem sutilmente perfumados sem sobrecarregar.

Mas ela conta que a Granado também tem opções com o perfume mais intenso, como:

  • Aurora;
  • Vetiver;
  • Bossa;
  • Oud.

A especialista também traz algumas recomendações de perfumes para cada cômodo da casa, de acordo com as escolhas que ela faz para os seus próprios ambientes. Para a cozinha, é interessante usar os difusores Real ou Gengibre.

Já no caso dos lavabos e banheiros sociais, você pode optar por:

  • Lavanda;
  • Suzette;
  • Bossa;
  • Carioca;
  • Folha Imperial;
  • Chá Branco.

Nos escritórios e nos closets, Helen prefere optar pelas fragrâncias:

  • Salomé;
  • Um Sonho;
  • Benjoim;
  • Aurora.

Para perfumar as salas, os quartos e as passagens, a especialista recomenda:

  • Aurora;
  • Nostalgia;
  • Bossa;
  • Carioca;
  • Suzette;
  • Jardim Real;
  • Infusão Botânica.

Mas, como explicamos, a escolha depende da preferência olfativa de cada um. Então, use e abuse dos difusores de ambiente conforme o cheiro que mais agrada você e as outras pessoas da casa. Assim terá um espaço perfumado, mais aconchegante e relaxante.

É ou não é uma boa ideia para deixar sua casa mais perfumada? Aproveite para conhecer os difusores Granado e escolher a fragrância que mais combina com você!

Carregando...
348 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Helen Augusto
Helen Augusto

Sempre se sentiu atraída pelo fascinante mundo das fragrâncias. Após ter trabalhado na Givaudan durante mais de 20 anos, ela se mantém conectada com a perfumaria, com os consumidores e a indústria pelo seu canal do YouTube e Instagram, nos quais compartilha seu conhecimento e entusiasmo pelos perfumes. Também tem uma sólida abordagem técnica e conceitual, mas adora contar histórias, falando sobre os seus encontros com diferentes ingredientes, perfumes e perfumistas. É também autora e tradutora de artigos para o Fragrantica em língua portuguesa, a maior revista digital de fragrâncias no mundo.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado