Pó otológico: o que é e qual a função para seus pets

Pó otológico: o que é e qual a função para seus pets
Publicado em: Pet

Saiba como ele evita otite e complementa a higiene de cães e gatos com eficácia e segurança

Para mãe e pai de pet, ter produtos certeiros, que ajudam em diversas situações mais urgentes, é uma mão na roda, pois evita à ida ao veterinário - que pode ocupar um tempo que não estava previsto. A ideia desses produtos "à mão" é fazer com que os tutores tenham facilidade no dia a dia com alguns cuidados e promover o bem-estar do animal. Nessa rotina, o pó otológico pode ser um grande aliado

Você já ouviu falar dessa solução? Ela é indicada para a limpeza de uma pequena região do corpo dos bichinhos: o canal auditivo. Como é uma parte que fica escondida entre as orelhas, muitas pessoas acabam tendo dificuldade para higienizar e até identificar problemas.

E já que o seu amigo de quatro patas merece o melhor, que tal saber mais sobre a fórmula, os benefícios relacionados a ela e as indicações de uso? Continue a leitura e tire suas principais dúvidas!

O que é o pó otológico?

É um produto desenvolvido para facilitar a limpeza do ouvido de cães e gatos. Ele é composto por ácido bórico e talco e apresenta coloração branca e textura seca. Também não tem cheiro, o que evita a irritação do olfato sensível dos bichinhos.

Esse tipo de pó é bastante empregado por médicos veterinários e funcionários de petshops. Afinal, complementa a rotina de banho por focar uma área pouco visível. Seu efeito adstringente elimina a sujeira e a oleosidade excessiva do canal auditivo, promovendo uma higiene completa.

Para que ele serve?

O pó otológico age de modo a manter o ouvido do pet sempre seco. Por conta disso, previne a proliferação de micro-organismos nocivos que costumam causar coceira, infecção e mau cheiro no local. Ou seja, é um ótimo recurso para deixar seu amigo livre de fungos e bactérias.

Cabe deixar claro que a fórmula não é indicada para humanos e deve ser mantida fora do alcance de crianças. Também é importante manter a embalagem em local seco e arejado. Na hora da aplicação, evite contato com os olhos do animal e suspenda o uso em caso de irritação.

Esse produto pode fazer parte da rotina de limpeza do seu gato ou cãozinho, principalmente, se ele tende a apresentar otites e outras inflamações nas orelhas. De todo modo, é importante que você sempre consulte o médico veterinário, para receber orientações personalizadas.

Como aplicar corretamente?

A versão em pó costuma ser complementar à solução otológica, esta recomendada para remover o excesso de cerúmen por meio da limpeza do pavilhão auricular e do conduto auditivo externo. Portanto, se você deseja uma higienização eficaz, vale a pena contar com as duas opções do produto.

Paciência é essencial na hora de cuidar do seu pet. Então, coloque o animal em uma posição confortável — pode ser no colo — e converse bastante com ele. Após a aplicação da solução otológica, friccionando levemente com um pedaço de algodão para auxiliar na remoção da cera, coloque um pouco do pó na parte interna (mas só até onde você consegue ver) das orelhas.

O produto vai reunir partículas de sujeira, oleosidade e pelos presentes no canal auditivo. Quando perceber que todo esse material ficou aglomerado, vá retirando pequenas porções com os dedos ou algodão. Tenha muita atenção na tarefa, para não causar machucados no pet. E é muito importante destacar que não se deve usar pinça ou hastes flexíveis no ouvido do seu pet, ok?

O procedimento de aplicação do pó otológico deve ser indolor. Assim, se o seu bichinho indicar desconforto ou ficar muito agitado no momento do uso, faça uma pausa e informe o veterinário sobre as reações. O profissional saberá conduzir as próximas etapas com segurança.

Quais são as vantagens de usar?

Esse produto vai tornar o processo de limpeza bem mais simples, além de evitar problemas maiores por manter as orelhas do seu pet sempre limpas e saudáveis. Assim como os sabonetes, condicionadores e shampoos para pets, ele tem fórmula segura e eficiente, que reduz a chance de efeitos colaterais. Veja agora os principais benefícios de inseri-lo na rotina de cuidados do seu animalzinho.

Fácil aplicação

A embalagem plástica vem com bico apropriado para inserir o pó no conduto auditivo de cães e gatos. Isso permite que qualquer pessoa consiga aplicar o produto sem dificuldade.

Bom rendimento

Com poucas porções do pozinho, é possível obter ótimos efeitos de limpeza. O excelente rendimento faz com que o produto dure mais e garanta um ótimo custo-benefício para os tutores.

Promove bem-estar

O pó otológico mantém o ouvido limpo e seco por mais tempo, aumentando o conforto diário dos pets. É visível a sensação de alívio dos bichinhos após o uso.

Previne doenças

O controle da umidade é positivo para evitar o desenvolvimento de fungos e bactérias no conduto auditivo. Como resultado, seu amigo de quatro patas dificilmente vai enfrentar inflamações na região.

Como escolher a marca ideal?

Caso o veterinário tenha indicado esse produto após o banho e a tosa ou como procedimento rotineiro, o próximo passo é escolher a melhor fórmula. Se você conhece a história da Granado, sabe que um de nossos diferenciais está na nossa tradição quando o assunto envolve cosméticos.

Mais que soluções para pessoas, nós nos preocupamos em desenvolver medicamentos e itens de higiene para pets. Tudo é pensado de modo a preservar a qualidade que o consumidor já encontra em seus produtos favoritos. Afinal, os bichinhos também precisam de cuidados especiais.

A boa notícia é que a Granado oferece uma linha exclusiva para os tutores que priorizam a saúde e o bem-estar de suas mascotes. O que inclui desde produtos básicos, como shampoos, condicionadores e sabonetes, até medicamentos específicos e perfumes para pets. Nessa lista, entram tanto a solução quanto o pó otológico.

Outros destaques

O sabonete de enxofre, o pó hemostático e o fluido desembaraçador são outros recursos que você encontra na Linha Pet da Granado. Com o tempo, fomos trabalhando para atender às necessidades de diferentes raças de animais. Isso permitiu a entrega de fórmulas apropriadas para cada tipo de pelagem.

Assim, não importa se o seu pet tem pelo longo ou curto, claro ou escuro. Seja qual for a característica predominante, pode ter certeza de que existe o produto certo para garantir um cuidado eficaz. Também temos fórmulas suaves para minimizar irritações na pele delicada dos filhotes.

Opções não faltam para quem deseja as melhores soluções de saúde para os animaizinhos que vivem com a família. Agora que você conhece as vantagens do pó otológico, já pode adquirir o seu exemplar com uma marca reconhecida pela tradição e qualidade.

Quer saber mais sobre as fórmulas para pets? Acesse a nossa loja virtual e explore todas as categorias de produtos!

Carregando...
1559 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado