Para que servem os óleos essenciais e quais são seus benefícios

Para que servem os óleos essenciais e quais são seus benefícios
Publicado em: Bem-estar

Os óleos essenciais são aqueles ingredientes extraídos diretamente de árvores, ervas, flores, frutos e assim por diante. Seu uso é bastante variado, indo da indústria cosmética até a alimentícia.

Inclusive, os óleos essenciais são tão presentes no nosso dia a dia que podem passar despercebidos, como acontece com os óleos em produtos de limpeza e nos sucos pasteurizados, vendidos em caixinhas, que levam óleo para resgatar o aroma do produto natural.

O que são óleos essenciais?

Os óleos são compostos por elementos voláteis sintetizados de matérias-primas naturais, incluindo as flores, folhas, brotos, caules, frutos ou mesmo a casca de plantas. Para isso, são empregados diferentes processos, como a destilação a vapor, por exemplo.

Depois de sintetizadas, essas substâncias são armazenadas e liberadas em um processo natural das plantas. Essa liberação tem diversos efeitos positivos no organismo humano, gerando saúde e bem-estar. Por isso, os óleos essenciais são amplamente utilizadas na perfumaria, nas práticas terapêuticas, assim como nos produtos cosméticos.

Para que os óleos essenciais são usados?

Os óleos essenciais têm diversas aplicações, dependendo do contexto. Como você viu, eles podem ser utilizados em várias áreas, incluindo a indústria de alimentos e os materiais de limpeza.

Esses óleos têm a função de atribuir ou realçar o sabor de um alimento, para provocar um efeito terapêutico específico ou ainda para proporcionar um toque aromático a um utensílio.

Mas essas não são suas únicas finalidades. No Antigo Egito, os óleos essenciais eram usados para tratar doenças. Como eles são bastante perceptíveis pelo nosso olfato, têm um papel importante ao controlar a frequência dos batimentos cardíacos, regular a pressão arterial, promover uma respiração rítmica e reduzir o estresse.

Além disso, existem aqueles que são usados para fins terapêuticos mesmo, como:

  • lavanda — acalma, relaxa, atribui mais clareza, alivia sintomas de ansiedade e de estresse;
  • melaleuca — estimula o sistema imune e age como um potente antiviral, antifúngico e antisséptico;
  • alecrim — serve como estimulante, ajuda a desintoxicar o corpo e auxilia no emagrecimento;
  • citronela — acentua a criatividade e a atividade mental, além de repelir insetos;
  • eucalipto — é potente no combate a problemas respiratórios, dores de cabeça, dor e febre.

E também existe o uso cosmético, em perfumes, hidratantes corporais, produtos para cuidar dos lábios e assim por diante. Aliás, um grupo de produtos onde os óleos essenciais são muito usados é o de xampus, condicionadores, sabonetes e óleos corporais. Que tal experimentar?

Quais são os benefícios dos óleos essenciais?

Existem inúmeros óleos essenciais disponíveis no mercado hoje. Cada um deles, tem uma vasta relação de benefícios para o organismo. Entre eles, está o fato de que os compostos voláteis presentes nesses produtos são muito pequenos.

Com isso, eles permeiam as proteções do nosso sistema nervoso central e interagem diretamente com os receptores desse sistema. É justamente por isso que podemos perceber efeitos tão positivos ao usar os óleos, sejam puros ou misturados em produtos de perfumaria ou skincare.

E, como você viu, existem cheiros para todas as finalidades, seja acalmar, estimular a mente e a criatividade, expandir a consciência, meditar, despertar o bom humor, tratar problemas respiratórios e assim por diante. Muitos, no entanto, são usados para trazer sensação de frescor e conforto ao corpo, por meio de colônias e perfumes.

Aqui vão mais alguns óleos essenciais e seus efeitos:

  • camomila — analgésico, anti-inflamatório, cicatrizante, tônico, calmante;
  • hortelã — analgésico, antisséptico, estimulante;
  • bergamota — combate a intoxicação alimentar, auxilia na redução do colesterol;
  • vetiver — antioxidante, alivia a ansiedade;
  • orégano — digestivo, diurético, antisséptico, antioxidante, analgésico.

Como os óleos essenciais são usados na composição de perfumes?

Os óleos essenciais são uma parte indispensável dos perfumes. Sem eles, não há perfume. Isso porque o cheiro que perdura na pele, assim como o conhecemos, é proveniente justamente de uma combinação única de óleos essenciais, em dosagens específicas, que diferenciam um produto de outro.

O perfume é composto pelas notas de saída, notas de meio e notas de fundo. As primeiras são as que dão o primeiro cheiro do perfume e duram menos. As de meio, sucedem as de saída e ficam na pele por algumas horas. Já as de fundo são as que demoram mais para evaporar e servem como a base do perfume.

Entre os óleos mais utilizados para cada uma dessas finalidades estão:

  • notas de saída — bergamota, hortelã, pêssego, notas verdes, limão, coentro, violeta;
  • notas de meio — rosa, jasmin, ylang ylang, flor de laranjeira, cravo, canela;
  • notas de fundo — sândalo, couro, almíscar, âmbar, baunilha, musgo, patchouli, vetiver.

Como você pode ver, diferentes ativos vegetais são usados para compor perfumes únicos, que variam não apenas de acordo com a escolha dos óleos essenciais, mas também conforme a quantidade usada de cada um. Assim, cabe ao perfumista determinar a fórmula perfeita.

E é assim que são construídos os cheirinhos dos cosméticos da forma como os conhecemos. Por isso, da próxima vez que você for escolher um item pelo cheiro, lembre-se dessas informações e tente associar o benefício à fragrância que você está sentindo.

Dessa forma, além de ter um produto com características que combinam com a sua personalidade, você também vai contar com um item muito benéfico para o seu bem-estar.

Agora que você já conhece os benefícios de muitos desses óleos, pode começar a escolher o cheiro dos seus produtos a partir das vantagens terapêuticas que ele pode gerar para você. Já imaginou poder usar um perfume que melhora o seu humor?

A verdade é que não existe um óleo essencial ideal ou mais indicado. Você sempre deve buscar uma combinação entre o seu gosto e os benefícios que aquele produto pode proporcionar para sua saúde e o seu bem-estar. Assim, você obtém todos os benefícios do seu perfume ou cosmético.

Gostou de saber mais sobre os óleos essenciais? Então, aproveite para conferir os 12 principais ativos vegetais usados nos produtos Granado!

Carregando...
7237 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado