Outubro Rosa tem tudo a ver com se amar e incentivar outras mulheres a se cuidarem mais. Vamos nessa?
Amar-se e se cuidar são duas atitudes que vão muito além de uma rotina com a pele e de usar produtos de boa qualidade. O amor próprio envolve olhar para a nossa saúde de uma forma integrada. E é por esse motivo que escolhemos falar do Outubro Rosa.
A prevenção ao câncer de mama é essencial, por isso, precisamos dialogar sobre o tema e tornar esse debate frequente. É dessa forma que mais pessoas começam a realizar exames preventivos e incentivar outras tantas a fazer o mesmo.
A Granado acredita que o amor começa em você — esse, inclusive, é o tema da nossa campanha deste ano! Ou seja, quando você se ama, automaticamente se cuida mais e se torna um exemplo para os outros. Entenda melhor!
Outubro Rosa e prevenção ao câncer de mama
O Outubro Rosa é um movimento mundial para conscientizar as mulheres sobre a necessidade de prevenir o câncer de mama. Aqui vai um parêntese rápido: essa doença também pode atingir o público masculino, mas em menor escala — 1 caso para cada mil homens.
Já em relação às mulheres, o câncer de mama é o tipo mais incidente. Só em 2021, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que serão mais de 66 mil novos casos, cerca de 43 confirmações a cada 100.000 mulheres. Outro ponto que preocupa é que estamos diante da doença que mais leva o grupo feminino a óbito.
Por que prevenir?
Mesmo que seja muito comum entre as mulheres, além de fatal, a verdade é que, quando detectado de maneira precoce, as chances de cura do câncer de mama são muito boas. Por isso, usamos este mês e a campanha de Outubro Rosa para divulgar a necessidade de se cuidar.
Se você faz exames de acordo com as indicações médicas, além do autoexame com regularidade, é possível identificar a doença logo nos estágios iniciais e ter sucesso no tratamento. Detalhe importante: o autoexame e as idas ao médico são complementares, não excludentes, ok? Então, anote aí:
- antes dos 40 anos, é preciso ir ao médico todo ano e fazer os exames preventivos que ele pedir;
- depois dos 40, além dos exames preventivos, entra a necessidade de fazer uma mamografia, pois é nessa faixa etária que a incidência dos casos aumenta.
Dependendo do histórico da sua família, pode ser necessário fazer exames mais de uma vez ao ano, antes ou depois dos 40. Se você não tem plano de saúde, o SUS é sempre uma opção segura. Só não vale mesmo deixar de ir, combinado?
Sororidade, autocuidado e Outubro Rosa
A Granado Pink apoia há muitos anos institutos de apoio à mulher com câncer de mama e, neste ano, lança luz sobre o valor do amor próprio e dos cuidados consigo mesma: como sugere a campanha, a gente acredita que o amor começa em você. Assim, defendemos que se olhar no espelho, ir ao médico, ter uma alimentação saudável e aliar atividade física e bem-estar, por exemplo, são pequenos atos de cuidado que acabam transformando vidas e se refletindo em mais gente.
Repare só, quando falamos com empolgação de uma rotina de cuidados com a pele ou da prática regular de um esporte, mais pessoas se interessam, não é verdade? É assim também com o cuidado com a saúde!
Neste Outubro Rosa - e em todos os meses que se seguem - vamos nos cuidar e alertar nossas amigas e familiares, inclusive os homens, pra que façam o mesmo.
Para ampliar essa rede de autocuidado e sororidade, comece compartilhando este texto nas suas redes sociais, o vídeo da campanha e incentive toda a sua comunidade virtual a ir ao médico e fazer exames preventivos!