O que é hidratante emoliente e quais são suas propriedades

O que é hidratante emoliente e quais são suas propriedades

O mercado oferece uma infinidade de produtos de cuidado com a pele. Por isso, ao buscarmos um hidratante é comum nos depararmos com uma variedade de opções, cada um com sua própria função e composição. Entre eles, o creme hidratante emoliente se destaca por ser uma alternativa interessante para quem deseja para manter a pele macia, flexível e saudável. 

Mas afinal, você sabe o que é um hidratante emoliente e como ele se diferencia de outros tipos de cremes hidratantes? Essa é uma dúvida comum, que merece uma atenção especial, já que o conhecimento sobre as características de cada produto auxilia na escolha da melhor alternativa conforme os seus objetivos pessoais. 

Neste texto, você entenderá o que é um hidratante emoliente, suas propriedades e os benefícios oferecidos para a pele. Além disso, faremos uma comparação com outros tipos de hidratantes, como os umectantes, e discutiremos a importância dos agentes oclusivos na manutenção da hidratação cutânea. 

Você descobrirá ainda as características e diferenças dos cremes emolientes, umectantes, hidratantes e óleos corporais. Com essas informações terá todos os elementos necessários para incorporar os produtos certos na sua rotina de cuidados com a pele. Continue a leitura e descubra! 

O que é o hidratante emoliente?

O hidratante emoliente é um produto de cuidado com a pele que tem, em sua composição, ingredientes que amaciam e hidratam a pele. É importante saber que alguns produtos são mais hidratantes do que outros, enquanto outros são mais emolientes. A composição e as características variam conforme o fabricante. 

Merece destaque que os hidratantes emolientes contêm ingredientes que atraem e retêm água na pele, como glicerina, ácido hialurônico e aloe vera. Isso ajuda a manter a pele flexível, macia, radiante e com aspecto saudável.

A emoliência está atrelada ao fato de que esses produtos contêm, em sua composição, ingredientes que ajudam a reduzir o ressecamento, aspereza e descamação da pele, como o óleo de coco, óleo de jojoba e manteiga de karité.  

Quais são os benefícios do produto emoliente?

Um produto emoliente tem a capacidade de promover a hidratação, emoliência e proteção da pele. Assim, a inclusão de um hidratante emoliente em sua rotina ajudará a manter a pele saudável, macia, flexível e hidratada. 

Os cremes emolientes são hidratantes poderosos indicados para quem tem pele ressecada com tendência a descamação e aspereza. É importante destacar que eles também ajudam a proteger a pele de agressões externas e dos radicais livres, ajudando a prevenir irritações e inflamações. 

Lembre-se que, caso você identifique algum problema de pele, é recomendado sempre buscar a avaliação e orientação de um dermatologista. Os produtos emolientes não tratam doenças de pele, eles são aliados nos cuidados de hidratação e proteção da derme. 

Qual a diferença entre umectante, emoliente e hidratante?

Ao adquirir um produto de hidratação para a pele é comum se deparar como termos como “umectante”, “emoliente”, e “hidratante”. Essas expressões são usadas para se referir a propriedades e características específicas de produtos para cuidados com a pele. 

A principal diferença entre eles estes termos está na função de cada produto. Os umectantes atraem e retêm água na pele, os emolientes, por sua vez, suavizam e amaciam a derme. Os hidratantes, por sua vez, são mais versáteis e costumam ter em sua composição ingredientes emolientes e umectantes, embora em menor quantidade. 

  • Umectantes — atraem e retêm água na pele, eles ajudam a hidratar a derme e costumam ter em sua composição ingredientes como ácido hialurônico, aloe vera, glicerina e sorbitol. 
  • Emolientes — ajudam a suavizar e amaciar a pele. A combinação de ingredientes preenche o espaço entre as células da derme, criando uma barreira que impede a perda da água. Os produtos emolientes costumam ter em sua composição ingredientes como a  manteiga de karité, óleo de coco e óleo de jojoba. 
  • Hidratantes — os produtos hidratantes são produzidos com a combinação de ingredientes umectantes e emolientes. Assim, eles hidratam a pele, retendo a água e promovendo o cuidado e manutenção da saúde da derme. 

Embora os hidratantes sejam uma junção dos umectantes e emolientes, é importante escolher o produto certo para o seu tipo de pele e necessidades. Muitas vezes, a pele tem uma demanda maior por emoliência e umectação, sinalizando a necessidade de uso de um produto específico.

Para quem tem pele seca, por exemplo, é interessante usar produtos com alto teor de emoliência e umectação. Por outro lado, para quem tem pele oleosa, os produtos com textura leve e oil-free são mais indicados. 

Peles mistas se adaptam a produtos com que contenham umectantes e emolientes e textura mais equilibrada. 

Independente do seu tipo de pele, é importante usar um hidratante regularmente, de preferência após o banho. O banho é um momento de autocuidado e você deve aproveitar para relaxas e realizar uma rotina de cuidados com a sua pele.

Qual a diferença entre os óleos corporais e os cremes?

Existem diferenças importantes entre os óleos corporais e os cremes. Como o próprio nome sugere, os óleos corporais são compostos por óleos vegetais puros, como óleo de coco, óleo de amêndoas doces, óleo de argan, entre outros. 

Os cremes, por sua vez, são emulsões que misturam água e óleo em uma base cremosa. A composição desses produtos costuma incluir: água, emolientes (óleos vegetais, manteigas), umectantes (glicerina, ácido hialurônico), conservantes e outros ingredientes.

De maneira geral, os óleos são mais adequados para peles secas e ressecadas, enquanto cremes podem ser mais versáteis, atendendo as necessidades de diferentes tipos de pele. A escolha entre óleo ou creme depende das suas preferências, já que a textura desses produtos é bem diferentes.

O que são agentes oclusivos?

Como você viu, a composição dos produtos cosméticos pode variar bastante. Observar a lista de ingredientes e características ajuda a acertar na escolha do produto certo para você.

Considerando essa informação é importante conhecer os chamados “agentes oclusivos”, ingredientes presentes em produtos de cuidados com a pele, como cremes, loções e protetores solares.

Os agentes oclusivos formam uma barreira física na superfície da pele, impedindo a perda de água transepidérmica (TEWL), o que significa que a água não evapora da pele facilmente.

A principal função dos agentes oclusivos é hidratar a pele, retendo a água que já está presente na epiderme. Isso é especialmente importante para pessoas com pele seca, por ajudar a prevenir o ressecamento e a descamação.

Alguns exemplos de ingredientes que são agentes oclusivos incluem: petrolatos, silicones, óleos minerais, manteigas vegetais e ceramidas.  

Como usar um hidratante emoliente?

Preferencialmente, aplique o seu hidratante emoliente com a pele limpa e seca, massageando suavemente até que ele seja completamente absorvido pela pele.

O melhor momento para aplicar um hidratante emoliente é após o banho, já que a pele está no melhor momento para receber um hidratante. 

Como você viu, o hidratante emoliente é um produto específico, indicado para quem deseja reter água na pele, ampliando o poder de hidratação. Vale lembrar que, caso você tenha alguma condição de pele específica, é recomendado buscar a orientação de um dermatologista.

Gostou de conhecer mais sobre hidratante emoliente? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receba outros conteúdos e dicas sobre cuidados com a pele. 

Carregando...
161 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo