Top 8 cores de esmalte mais usadas no mundo e dicas para cuidados em casa

Top 8 cores de esmalte mais usadas no mundo e dicas para cuidados em casa
Publicado em: Bem-estar Pink

Cuidar das mãos e das unhas é mais do que uma questão de vaidade e tem tudo a ver com a saúde. Por exemplo, quando você hidrata as mãos com frequência, a pele se fortalece e há menos chance de dermatites na região. Além disso, a escolha de bons produtos faz toda a diferença — como o uso de esmaltes que não causam alergias ou irritações.

As cores de esmalte nessas versões são supervariadas, então você tem muitas opções para escolher. Fazer a unha é um autocuidado que ajuda a trabalhar a autoestima e o tom do esmalte pode fazer a nossa energia se renovar.

É muito comum pessoas com alergia a esmaltes tradicionais, principalmente por causa de alguns componentes, como o formaldeído e o tolueno, que garante a fixação e dissolve o esmalte, respectivamente. Nessas pessoas, o risco de dermatite de contato é bem grande, o que pode causar irritações na área dos olhos, porque é normal levar bastante as mãos a essa região.

Assim, o uso de esmaltes livres de ingredientes químicos fortes se torna uma ótima opção, como os de nossa linha Pink, que são livres de ingredientes que causam possíveis irritações e alergias e ainda são enriquecidos com vitamina E, cálcio e proteínas da seda, que fortalecem as unhas e evitam a descamação. E a boa notícia é que não faltam opções de cores, como nesse estojo de esmaltes!

As cores de esmalte mais queridinhas

1. Rosa claro

Na Granado, temos as opções Barbra (um branco rosado), Grace (rosa claro perolado) e Ingrid (cremoso e superelegante), que são delicadas e trazem uma vibe romântica e clássica.

2. Vinho

Esmaltes mais escuros são sempre bem-vindos. O Bessie tem uma coloração vinho bordô única. Você também pode optar pela versão que vem com gloss da mesma cor.

3. Vermelho

Clássico dos clássicos, este tom sempre traz uma sensação de poder e autoestima. Nosso vermelho leva o nome Rita, e também tem na versão que vem junto com o gloss.

4. Preto

O tom preto, apesar de básico, quando usado nas unhas traz uma ideia de modernidade. Na Granado, a opção chama-se Sylvia, um preto cremoso e intenso.

5. Laranja

Esta é uma das cores de esmalte que saem do básico e dão uma pitada de ousadia às unhas. Se você é adepta, nosso Annie pode ser uma boa opção!

6. Cinza

A linha Pink tem um tom acinzentado com nuances peroladas, o Edna, que é discreto e diferente ao mesmo tempo.

7. Azul

Tons de azul são o novo clássico. Você pode optar pelo Virginia, um azul-marinho cremoso, e pelo Michelle, um azul-esverdeado pastel.

8. Tons Terrosos

Vermelhos, rosas e nude também podem puxar para nuances de terracota. Nós temos o Quarteto Compositoras com cores que fazem muito sucesso entre as mulheres. O Isabela e o Francesca também seguem essas tonalidades.

As dicas e os cuidados para fazer as unhas em casa

Depois de escolher as cores de esmalte, vale entender alguns cuidados específicos para que mãos e unhas fiquem mais saudáveis.

Hidrate as mãos e as cutículas

A hidratação das mãos é uma forma de proteção. O ideal é usar um hidratante específico para a região diversas vezes ao dia, sempre após lavá-las e também antes de dormir — quando a hidratação é potencializada.

Hidratar as cutículas também ajuda a fortalecê-las e evitar pontinhas secas, que podem até inflamar. Nossa Cera Nutritiva de Unhas e Cutículas pode ser usada cerca de três vezes ao dia e traz ótimos resultados, graças à composição de vitamina E e óleos vegetais.

Depois de cortar, lixe as unhas

Não basta cortar, é importante também lixar as unhas, assim, você as mantém uniformes, evitando que elas possam encravar conforme crescem, ok? Isso vale para as da mão e dos pés.

Tirar ou não as cutículas? Eis a questão

Nossas cutículas funcionam como uma barreira (de pele) para evitar a entrada de bactérias e fungos. Quando a gente as corta com alicate, estamos expondo demais nossas mãos a possíveis infecções.

Por esse motivo, a recomendação é hidratá-las diariamente e apenas empurrá-las com um palito ou uma espátula. Inclusive, só mesmo no Brasil existe esse costume de tirar a cutícula, sabia?

Na Granado, além da cera, temos o Creme para Cutículaspara auxiliar na hora da manicuree a SOS Cutículas Perfeitas, que ajuda na hidratação imediata dessa região e pode ser usada diariamente.

Use uma base antes do esmalte colorido

Depois de hidratar, cortar e lixar as unhas, passe uma base antes do esmalte colorido. É um cuidado que evita que o esmalte com cor entre em contato diretamente com a sua unha. Isso também vai facilitar a retirada de excesso dos cantinhos.

Você pode optar por uma base simples (a da Granado é 2 em 1 e serve também como extrabrilho, para depois do esmalte) ou enriquecida com vitaminas, que funciona muito para quem tem unhas fracas, como a opção 7 em 1 (que também pode ser usada sozinha por conta do seu tom branco transparente).

Prefira esmaltes fortalecedores

Que tal tratar as unhas ao mesmo tempo que usa esmaltes? Isso pode ser feito quando você escolhe os esmaltes da Granado, que têm ação fortalecedora, visto que são enriquecidos com proteínas da seda, cálcio e vitamina E e livres dos cinco principais componentes químicos que causam irritações (conhecido como "5 free").

Use um óleo secante

Você pode acelerar o processo de secagem do seu esmalte com um produto que também ajuda a cuidar das unhas. Nossa opção de óleo secante é formulado à base de óleo de soja, rico em ômegas 3 e 6 e vitaminas E, A e K, que promovem um crescimento e fortalecimento saudável da unhas.

O interessante do produto é que ele forma uma barreira protetora que sela a superfície das unhas, além de agilizar o processo de secagem do esmalte.

Dê preferência ao removedor de esmaltes sem acetona

A acetona é um solvente que pode estar na composição de removedores em maior ou menor proporção. Ela é prejudicial à saúde das unhas, enfraquecendo-as, causando alergia e descamando a pele ao redor.

O ideal é retirar o esmalte optando por um removedor sem acetona em sua formulação. A opção da Granado, além de não ter esse item, é enriquecida com vitaminas e D-pantenol, que ajudam a recuperar unhas mais fracas.

Deixe a unha respirar por uns dias sem esmalte

Mesmo tomando todos esses cuidados, é indicado, depois que retirar o esmalte, deixar a unha um ou dois dias sem esmalte nem base, assim ela “respira” e consegue se fortalecer também, evitando o ressecamento.

Aposte em um óleo fortalecedor

Nosso óleo fortalecedor de unhas  fornece altas concentrações de silício orgânico, repondo silicone presente na queratina das unhas. Na prática, elas ficam mais fortes e com crescimento acelerado. Você pode usá-lo toda noite, antes de dormir, mesmo por cima do esmalte.

Cuidar das unhas e das mãos em casa é um autocuidado essencial e que se torna mais simples quando você tem todas as informações para o momento. A dica é manter hidratante para as mãos e para as cutículas sempre por perto — assim, você não tem a desculpa de que esqueceu, certo?

Confira abaixo a nossa dica de um passo a passo ideal para a manicure:

Gostou das dicas e das cores de esmalte? Se você ficou com vontade de fazer as unhas em casa, nossa indicação é usar o kit Unhas Perfeitas, com lixa, creme e vários itens da linha Pink, especialmente desenvolvida para ajudar nesse tipo de cuidado!

Carregando...
14290 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.