Dar banho em filhote: aprenda quais são os cuidados necessários

Dar banho em filhote: aprenda quais são os cuidados necessários
Publicado em: Pet

O pet precisa de cuidados especiais quando ainda é filhote, inclusive na hora de dar banho, para garantir sua saúde e bem-estar

Na hora de cuidar de um pet, é natural surgirem algumas dúvidas, afinal, queremos proporcionar todo conforto que ele precisa para se manter saudável e feliz. Quando eles ainda são pequenos, uma das dúvidas principais é sobre a necessidade ou não de dar banho em filhote.

Os filhotes requerem cuidados diferentes dos pets adultos, da mesma maneira como crianças e bebês humanos. Por isso, é preciso fazer tudo do jeito certo para garantir que o pet cresça com saúde e para que ele não acabe pegando traumas desde pequeno.

Para que você faça tudo do jeito certo, conversamos com uma especialista no assunto, a médica veterinária Julia Franca. Ela esclareceu como dar banho em um filhote, quando isso pode ser feito, os principais cuidados que devemos adotar nessa hora, com as vacinas e muito mais!

Por que é necessário ter cuidados especiais com filhotes?

Durante o primeiro ano de vida dos pets, tudo ao redor deles é uma grande novidade. São como crianças, estão em uma fase de descobertas, conhecendo a vida e os outros seres com quem convivem. Por isso, precisamos oferecer cuidados especiais durante essa fase.

Não podemos esquecer que quando eles vêm para nossa casa existe uma mudança de ambiente. É um lugar completamente diferente onde precisam conviver com a ausência da mãe e dos irmãos. Essa fase de adaptação requer muita paciência, carinho, atenção e acolhimento para reduzir o estresse.

Os pets filhotes estão em fase de desenvolvimento. Eles estão crescendo e têm muita energia para gastar. Então, é preciso ter cuidado com o tipo de alimentação oferecido para garantir todos os nutrientes que vão fazer com que cresçam fortes. Também precisam de vacinas, espaço e objetos para se entreter.

Muitos tutores ficam aborrecidos com os latidos, miados de choros e pelos objetos destruídos pela casa, mas tudo isso faz parte da adaptação e do processo de desenvolvimento dos pequenos. Precisamos ensinar aos poucos quais são os limites e proporcionar um ambiente apropriado para que se sintam bem.

Os cuidados oferecidos para o pet enquanto ele é filhote influenciam muito sua saúde ao longo da vida e o seu comportamento. Cabe aos tutores garantir que não faltará nada para que essa fase seja mais tranquila e com qualidade de vida para o animal.

Com que idade podemos dar banho em filhote?

Em relação a dar banho em filhote, Julia explica que essa medida não é recomendada enquanto o pet não estiver com todo o protocolo de vacinas em dia. Antes, precisamos garantir a imunidade dele para que não corra o risco de ficar doente.

Segundo ela, só devemos dar banho em filhote caso isso seja muito necessário. Mesmo assim, só pode ser feito depois do desmame, com cerca de 30 ou 45 dias de vida. Uma alternativa é limpar somente as patinhas e o bumbum utilizando lenços umedecidos para recém-nascido.

Se não tiver jeito e for mesmo preciso dar banho no filhote sem imunização, ele não deve ser levado ao pet shop. Isso deve acontecer em casa, sempre com água morna. É interessante usar bacias e potes em vez do chuveiro ou chuveirinho, pois assim evitamos que a água entre nas orelhas ou caia nos olhos.

Qual é a importância da vacina antes de sair com filhotes?

Se o pet ainda não tiver tomado as vacinas, o ideal é que ele não seja exposto a ambientes externos, nem mesmo o pet shop. “O animalzinho que não estiver completamente imunizado com as doses da vacina múltipla e antirrábica, não deve tomar banho fora de casa, pois poderia expor esse filhote a doenças”, explica a especialista.

As vacinas são uma proteção muito importante que estimula as respostas do sistema imunológico do pet. Quando ele é vacinado, seu organismo desenvolve defesas. Assim, se no futuro ele tiver contato com um micro-organismo causador de doenças, seu corpo já estará pronto para combater esse agente agressor e o pet não vai ficar doente.

Não se esqueça de que muitas doenças são difíceis de tratar, ainda mais quando se trata de um filhote. Portanto, converse com o veterinário para saber quais vacinas o pet precisa tomar e, só depois de cumprir o protocolo, comece a sair com ele.

Quais cuidados devem ser tomados?

Precisamos adotar uma série de cuidados na hora de dar banho em filhote e também no dia a dia de um modo geral para que ele se sinta seguro, confortável e feliz. Veja a seguir como manter o seu pet saudável!

Proteja os ouvidos durante o banho

Os ouvidos do pet requerem um cuidado especial na hora de dar banho. Julia recomenda a utilização de um algodão impermeável para proteger o conduto auditivo, evitando que a água entre nele. Essa medida é fundamental porque molhar os ouvidos pode fazer com que o filhote tenha otite.

Tenha atenção com os olhos

“Muito cuidado também com os olhos, pois o shampoo pode ocasionar lesões e inflamações”, alerta Julia Franca. Segundo ela, a água nos olhos do filhote, além de assustá-lo, pode provocar úlcera de córnea. A veterinária recomenda fazer a limpeza dos olhos e das narinas após o banho usando algodão e soro fisiológico.

Mantenha o ambiente sempre limpo

Manter o ambiente sempre limpo é uma questão de higiene e saúde para o pet filhote. A limpeza evita a proliferação de micro-organismos e parasitas; também vai ajudar a manter a pele e o pelo do pet bonitos e saudáveis, prevenindo alergias e outras complicações.

Ofereça a alimentação correta

Não é à toa que existem rações específicas para filhotes. Elas têm uma formulação balanceada que garante todos os nutrientes que eles precisam nessa fase da vida. Dê preferência para essa alimentação e siga a recomendação de quantidade conforme a raça e o peso, para suprir todas as necessidades do organismo dele, sem exagerar.

Vale lembrar que a comida dos seres humanos não é apropriada para os pets. Então, se quiser fazer agrados para o filhote, ofereça petiscos próprios para a espécie, mas sempre conforme a liberação do veterinário.

Garanta o conforto do pet

Todo o ambiente precisa estar apropriado para receber o filhote. Ofereça água fresca, um espaço para dormir e brinquedos. Também tenha muita atenção na hora de dar banho no filhote para que essa experiência não seja estressante para ele.

“Um primeiro banho traumático pode acarretar reflexos para o resto da vida do seu peludo. Tenha paciência, calma, faça carinho; pode até oferecer brinquedos ou petiscos para filhote (caso tenha sido autorizado pelo veterinário) para tornar a situação a mais agradável possível”, recomenda.

Quais produtos são indicados para cuidar de filhotes?

Para dar banho em filhote, a especialista diz que é preciso montar um kit para ele. Deve conter toalha, escova própria, algodão impermeável, secador e xampu. Um detalhe que Julia aponta é o fato de que os filhotes têm a pele mais sensível, por isso, é preciso ter cuidado com os produtos escolhidos.

Sabonetes e xampus para humanos não devem ser usados em pets, nem mesmo aqueles para bebês. O ideal é escolher produtos específicos para filhotes ou que tenham uma formulação hipoalergênica. Isso vai evitar possíveis reações na pele.

A Granado tem uma linha específica para pets com produtos em embalagens para pet shop e para serem usados em casa. Você encontra xampu para filhotes e adultos, condicionador, perfume, fluido para desembaraçar os pelos, entre muitos outros itens.

Todos vão proporcionar higiene para o seu pet com mais segurança, afinal, os produtos Granado contêm formulações suaves à base de extratos vegetais, com ativos que limpam e protegem a pele mantendo a saúde dela e a beleza dos pelos.

Dar banho em filhote não é uma tarefa difícil, mas precisa ser feito com cuidado, paciência e carinho, utilizando os produtos certos para que ele tenha uma melhor experiência. Não se esqueça de oferecer, também, todos os outros cuidados para que o pet se mantenha saudável e seguro, com mais qualidade de vida e feliz.

Saiba mais sobre a linha pet da Granado. Acesse o site para conferir todos os produtos para você oferecer o melhor cuidado para o seu pet!

Carregando...
1961 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado