Por que a alimentação natural para cães é uma tendência? Veja!

Por que a alimentação natural para cães é uma tendência? Veja!
Publicado em: Pet

Sabia que você pode garantir mais saúde e longevidade para o seu cãozinho oferecendo uma alimentação natural para ele?

Você costuma escolher bem os alimentos que vão compor o seu cardápio? Dá preferência para aqueles mais saudáveis ou, pelo menos, evita os que podem fazer mal à saúde? Essa é a preocupação de muita gente, só que nem todo mundo sabe que também podemos oferecer uma alimentação natural para cães.

Nossos amigos de quatro patas também precisam de um cardápio balanceado, que atenda suas necessidades nutricionais e que ofereça um menor risco de desenvolver doenças. É por isso que a alimentação natural se tornou uma grande tendência e vem vindo com tudo.

Ela é mais benéfica que as rações industrializadas, e os pets costumam gostar bastante desses pratos coloridos e fresquinhos. E que tal aprender tudo sobre isso com quem entende do assunto? A médica veterinária Julia Franca trouxe algumas informações bem importantes para você descobrir como cuidar melhor do seu cãozinho!

O que é alimentação natural para cães?

Quem se preocupa com a saúde e o bem-estar do seu pet tem muitas dúvidas sobre a melhor forma de cuidar dele. Será que é melhor dar banho em casa ou no pet shop? Que tipo de casinha e caminha ele vai gostar mais? Como cortar as unhas, tratar dos pelos e garantir que o animal esteja sempre feliz?

Tudo isso é muito importante, mas tem outro aspecto que precisa ser visto como prioridade: a comida que damos ao cachorro. Afinal, o alimento proporciona ao organismo do animal tudo aquilo que ele precisa para manter sua saúde, ter mais disposição e até mesmo ficar mais bonito!

É por isso que a alimentação natural para cães vem ganhando cada vez mais destaque. Ela consiste em oferecer aos cachorros alimentos como aqueles consumidos pelo ser humano: carne bovina ou suína, coelho, peru, frango e até legumes e grãos, como cenoura, batata-doce, brócolis, chuchu, mandioquinha e arroz.

Também conhecida como AN, a alimentação natural possibilita personalizar as refeições de acordo com o que cada cachorro precisa. Conforme Julia explica, cada animalzinho tem sua necessidade específica, e a alimentação natural consegue ser mais individualizada para aquele paciente, além de ter uma ótima aceitação.

Por que esse tipo de alimentação é uma tendência?

A veterinária conta que a alimentação natural consegue ser formulada de acordo com a necessidade específica de um animal, seja ela calórica, seja proteica, assim como ajuda no tratamento de doenças.

Assim, fica fácil entender por que a alimentação natural para cães vem se tornando uma tendência. Por meio dela, conseguimos aumentar a longevidade do pet e garantir mais qualidade de vida para ele. E tudo isso feito de uma forma individualizada.

É uma excelente alternativa para prevenir, por exemplo, problemas urinários, intestinais e até tumores, da mesma forma como acontece com o ser humano quando se adota uma alimentação saudável.

Além disso, a AN é muito bem-vinda para auxiliar nos tratamentos veterinários. Segundo a especialista, a alimentação natural para cães é elaborada com base em exames para entender quais são as necessidades do pet naquele momento.

“Pode ser feita uma dieta rica em vitamina para a pele, menos proteína para pacientes renais, para controle de obesidade ou gordura no sangue. A gente consegue até ajustar o pH da urina, evitando a formação de cálculos”, ressalta a profissional.

Quais são os cuidados ao escolher um alimento natural para cães?

É muito importante entender que, embora a alimentação natural para cães seja composta pelos mesmos alimentos consumidos pelos seres humanos, existem algumas diferenças. Não significa que você vai preparar a refeição da família e separar um pouquinho para o seu pet — não é bem assim!

Não são todos os grupos alimentares que podem ser oferecidos ao cachorro. Também não são utilizados temperos, como cebola, alho e açúcares de um modo geral. Ou seja, da mesma forma que você escolhe um shampoo para pets, porque eles não podem usar um produto de humanos, é necessário também elaborar um cardápio apropriado.

Esse é o primeiro cuidado, mas Julia ressalta ainda outro aspecto fundamental: “é sempre importante que o cãozinho seja avaliado por um veterinário nutricionista e, caso necessário, solicitado um exame de rotina. Assim, será possível prescrever a melhor formulação”.

Isso significa que não é muito seguro você buscar receitas prontas na internet, por exemplo, ou oferecer ao cachorro a alimentação receitada para o animalzinho de uma amiga. Seu pet precisa de uma avaliação individualizada para que a dieta seja elaborada especificamente para ele.

Não podemos nos esquecer também de que a alimentação natural para cães é composta por alimentos perecíveis. Por isso, quando é elaborada por uma empresa, é essencial que ela seja realmente de confiança.

Outro detalhe é com relação ao modo como serão armazenados esses alimentos, principalmente em dias quentes. Afinal, como dito, eles são perecíveis, logo, devem ser oferecidos conforme a orientação do veterinário para ter certeza de estarem frescos e seguros para o animal.

Como construir uma dieta equilibrada para o seu cão?

Para elaborar uma dieta equilibrada para o seu pet, você precisa do suporte de um especialista. “As proteínas, calorias e gorduras são todas contadas para a necessidade específica daquele animal. Então, é importante que seja formulada por um veterinário nutricionista”, reforça Julia Franca.

Cada componente será determinado em sua quantidade adequada, também considerando o porte do cachorro, sua raça, idade e até a rotina do animal. Todos esses aspectos influenciam o equilíbrio dos nutrientes para que eles não estejam em falta ou em excesso.

Assim, adotar a alimentação natural para cães não é o mesmo que escolher uma roupinha, uma caminha nova ou um perfume para pets, viu? Aqui, não conta aquilo que é da preferência do tutor, mas o que é melhor para o animal.

Quais são os benefícios da alimentação natural para cães?

A médica veterinária aponta diversos benefícios da alimentação natural para cães. Além de ser mais saboroso para eles, os alimentos são frescos e ricos em nutrientes, ômega, minimamente processados, não contêm conservantes, corantes ou palatabilizantes, que são conhecidos fatores cancerígenos.

Além disso, esse tipo de dieta tem entre 60 e 80% de água, enquanto as rações secas apresentam um teor de apenas 10%. Logo, uma alimentação natural para cães favorece a hidratação orgânica do cachorro. Dessa forma, garantimos o melhor funcionamento do intestino e dos rins, além de todos os outros benefícios que já foram apontados até aqui, prevenindo diversos tipos de doenças e trazendo mais qualidade de vida ao animal.

Quando associamos a alimentação natural para cães com outros cuidados, como uma boa higiene e ambientes aconchegantes, proporcionamos uma vida mais equilibrada e saudável ao nosso amigo de quatro patas. Com certeza, você vai curtir a companhia dele por muitos e muitos anos, com bastante saúde para aproveitar todos os momentos de diversão e carinho.

Gostou de aprender mais sobre alimentação natural para cachorros? Então, siga a Granado nas redes sociais e fique de olho nas postagens com conteúdos interessantes como este. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Carregando...
854 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Julia Franca
Julia Franca

Julia Franca é médica veterinária formada pela Universidade Federal Fluminense em 2014, e integra o corpo clínico da clínica Animalia e IEMEV desde então. Fez pós-graduação em dermatologia Veterinária pelo EQUALIS (2018) em São Paulo e atualmente atua como clínica geral na Animalia e no setor de dermatologia do IEMEV. Realiza também o exame de Otoendoscopia em diversas clínicas do Rio de Janeiro.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado