4 cuidados com a saúde dos cabelos no verão

4 cuidados com a saúde dos cabelos no verão
Publicado em: Bem-estar

Com alguns cuidados simples, você mantém a hidratação, a beleza e a saúde dos fios para aproveitar o verão com tudo!

Os meses mais quentes do ano exigem cuidados maiores com a pele e a saúde orgânica, mas não podemos esquecer de adotar cuidados especiais com os cabelos no verão. Afinal, os fios sofrem diversas agressões e precisamos garantir sua proteção para que se mantenham bonitos e saudáveis também nessa estação.

Isso porque, durante o verão, sofremos uma exposição maior aos ambientes externos, e os cabelos podem receber a radiação solar, o vento e a água da piscina e do mar. Adotando as medidas certas, você vai minimizar as consequências como fios ressecados e opacos.

Não é tão difícil quanto parece manter a saúde e a beleza dos cabelos no verão e, seguindo as dicas de uma especialista, fica ainda mais fácil! A dermatologista Fabíola Bordin* revelou o que é preciso fazer para que o seu cabelo continue lindo nessa época do ano!

Por que o verão pede cuidados especiais com os cabelos?

Tem gente que acredita que o calor é o que traz prejuízos para os cabelos no verão, mas Fabíola revela que isso não é verdade. “Com a chegada dos dias quentes vamos mais à praia, piscina e fazemos mais atividades ao ar livre. Assim, os cabelos ficam mais expostos às adversidades externas, como vento e sol”, conta.

São essas atividades e exposições que fazem com que os fios desidratem com mais facilidade. Eles ficam suscetíveis a quebras, pontas duplas e mudanças na tonalidade natural dos cabelos ou das tinturas.

Por isso, os cuidados no verão são diferentes daqueles que adotamos nas épocas mais frias do ano. É preciso considerar todos esses fatores agressivos para ter sempre em mãos os produtos certos e agir de modo correto para garantir brilho e maciez.

Quais são os cuidados com os cabelos necessários no verão?

Adotar os cuidados certos com os cabelos no verão é muito importante porque existem danos que não podem ser reparados. Então, o ideal é evitar que os problemas aconteçam.

1. Proteção contra os raios solares

Durante o verão, é preciso ter um cuidado redobrado com a pele, mas não é só ela que precisa de proteção contra os raios solares. Fabíola lembra que os danos pela radiação UV nos cabelos também devem ser evitados.

“Sabemos que a radiação UV provoca danos nos fios. Eles mudam o tom natural, tinturas também oxidam e alteram o tom, a fibra capilar fica mais frágil, sujeita à quebra. A radiação UV favorece o envelhecimento capilar”, explica a especialista.

Existem produtos que podem ser aplicados nos cabelos antes de se expor ao sol, mas eles também podem ser utilizados no dia a dia, mesmo que você não vá à praia ou à piscina. Fabíola conta que costuma indicar o leave in capilar para uso após o banho, por ser mais prático.

2. Proteção na água do mar e piscina

O cloro presente na água das piscinas e o sal do mar deixam os cabelos ressecados. Por isso a especialista recomenda produtos com uma boa ação hidratante. Eles ajudam a manter a hidratação natural dos cabelos para que não percam umidade. Ela também indica produtos com ação reparadora, para que os danos não acumulem.

Mais uma recomendação da dermatologista: “quando for escovar os cabelos molhados na praia ou piscina, prefira pentes e escovas delicados e com cerdas largas. Cabelos úmidos estão mais cheios de água e ficam mais elásticos, o que favorece a quebra dos fios”.

3. Proteção contra o suor

Você sabia que o suor também agride os cabelos? Isso acontece de duas maneiras: primeiro, em função do seu acúmulo no couro cabeludo; segundo, pelo contato dos fios com o suor da própria pele.

Quando o couro cabeludo transpira demais, ocorre um acúmulo de cloreto de sódio nele. Há mais umidade, e a junção desses fatores pode deixar o cabelo ressecado, opaco, agravar quadros de caspa, alterar o pH do couro cabeludo, a microbiota e favorecer a proliferação de fungos.

No segundo caso, o contato com o suor forma uma camada de sal nos fios de cabelo, assim como acontece com a água do mar. Isso vai provocar ressecamento, favorecendo a quebra, as pontas duplas e a opacidade. Assim, o ideal é evitar o contato do cabelo com a pele suada e lavar bem os fios depois de transpirar muito.

4. Prevenção ao excesso de calor

É importante lembrar que, segundo a dermatologista, o clima mais quente não prejudica o cabelo, mas o calor excessivo em função da exposição ao sol e ao secador de cabelos pode sim causar agressões.

Uma recomendação que já foi deixada é o uso de um protetor térmico antes da exposição ao sol. Fabíola também indica aproveitar que os dias estão mais quentes para deixar os cabelos secar ao ar livre. Dessa forma, não sofrem a agressão da temperatura elevada do ar do secador. Mas, se for usar, lembre-se de fazer a aplicação de um protetor térmico.

Como esses cuidados podem deixar o cabelo ainda mais bonito?

Adotar esses cuidados com os cabelos no verão ajuda a manter a umidade natural dos fios e garantir a integridade da estrutura deles. Os produtos também contribuem para formar uma barreira de proteção que não deixa que sofram agressões do meio externo.

É uma forma de manter a beleza com maciez e brilho, evitando as quebras e o frizz. Ao mesmo tempo, isso garante a saúde do couro cabeludo e do cabelo. Afinal, é preciso manter o couro saudável para que ele possa nutrir adequadamente os fios. Com isso, você também evita o desenvolvimento de problemas como a caspa e a seborreia.

Pensando nisso, também é interessante que você adote cuidados extras que vão contribuir para que tenha cabelos mais bonitos no verão. Manter o equilíbrio dos nutrientes no organismo, como da vitamina D, faz toda a diferença. Ela é fundamental porque tem ação antioxidante e anti-inflamatória, evitando, por exemplo, a queda de cabelos.

Complemente com hábitos saudáveis e uma boa hidratação do organismo bebendo bastante líquido e repondo os sais minerais, como por meio da ingestão de água de coco. Ela é um isotônico natural e muito saudável, bem-vindo nos dias quentes do verão!

Como os produtos da Granado podem ajudar a manter o cabelo lindo e brilhoso?

A Granado pode ajudar você a cuidar dos cabelos no verão de uma forma ainda mais completa. Isso porque os produtos Granado fazem uma limpeza profunda sem agredir os fios, são livres de corantes, sais e parabenos, além de não conter ingredientes de origem animal, respeitando o pH da sua pele.

Na linha Terrapeutics, você encontra shampoos, condicionadores, máscaras de reparação, cremes reparadores e óleos nutritivos. Todos com extratos vegetais diversos para atender exatamente às necessidades que os fios de cabelo têm durante o verão.

São produtos para você usar no dia a dia, alcançando um ótimo condicionamento e brilho; eles também complementam os cuidados diários, trazendo uma hidratação mais profunda, maciez, controle de volume, efeito anti-frizz e brilho intenso. Conheça alguns:

Não se esqueça de que os cuidados com o cabelo no verão precisam acontecer todos os dias, não apenas quando você estiver na praia ou na piscina. Então, conte com produtos de alta qualidade, que respeitam as características naturais dos seus fios, para que você aproveite ainda mais os dias de sol.

Saiba mais sobre os cuidados que os produtos Granado podem oferecer para seus cabelos. Entre em contato com a gente e conheça toda a linha!

Carregando...
359 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Dra. Fabíola Bordin
Dra. Fabíola Bordin

Formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF-RS) em 2007, Fabíola Bordin concluiu residência médica em dermatologia no Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro e é Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. No Rio de Janeiro, atende na Clínica Juliana Neiva e, desde 2020, realiza também atendimentos em São Paulo.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado